O que abre e fecha em Porto Alegre no feriado de Sexta-feira Santa

937
Porto Alegre
Imagem de lukascaraffini2012 de Pixabay
Publicidade

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na capital atuam em regime de plantão na Sexta-feira Santa, dia 7. Os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira, dia 10.

O Atendimento 156+POA estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para fornecer informações ou abertura de protocolos. Além disso, o cidadão pode acessar o serviço on-line através do site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51) 3433-0156 e e-mail [email protected].

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá realizar todas as coletas de lixo, incluindo domiciliar, seletiva e de lixo público e as equipes estarão disponíveis das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Publicidade

Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que o transporte coletivo operará com tabela de feriado na Sexta-feira Santa. Já no sábado, 8, e no domingo, 9, os ônibus vão operar com a tabela normal de sábado e de domingos e feriados, respectivamente.

Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do aplicativo do Cittamobi ou Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24 horas.

Os prontos atendimentos e hospitais, como o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), permanecerão abertos 24 horas. A equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também estarão funcionando. No entanto, as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas e a vacinação contra Covid-19 e gripe só retornarão na segunda-feira.

O Sine Municipal estará fechado na Sexta-feira Santa, mas o atendimento ao público retornará na segunda-feira.

Já o Ceic estará em funcionamento 24 horas para acompanhar a mobilidade urbana, segurança pública, saúde e limpeza urbana e também atender situações de risco e emergência.

A Guarda Municipal e a Defesa Civil também estarão disponíveis 24 horas.

O Conselho Tutelar atenderá das 8h às 18h e terá plantão noturno das 18h às 8h.

Já a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) estará de plantão para atender.

A equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) também estará disponível em regime de plantão para atender demandas de urgência.

Quanto à água, esgoto e drenagem, o atendimento será 24 horas para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. O atendimento pode ser feito pelo telefone 156, opção 2 e pelo aplicativo 156+POA. Já para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços, o atendimento ocorrerá a partir da segunda-feira, das 8h30 às 16h30.

O atendimento a pessoas em situação de rua será feito pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem e os Centros Pop de assistência social atenderão das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já os albergues Acolher 1, Acolher 2 e Dias da Cruz atenderão das 19h às 7h.

Por fim, a iluminação pública terá plantão técnico da IPSul, disponível para atender solicitações de urgência pelo telefone 0800 000 1740.

Em resumo, apesar de algumas unidades estarem fechadas, a Prefeitura da capital mantém os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado de Sexta-feira Santa, com equipes de plantão para atender às necessidades da população.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui