Novo Hamburgo é selecionada em projeto nacional sobre transporte e mobilidade urbana

Projeto AcessoCidades tem como objetivo contribuir para qualificar as políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades, incluindo capacitação, diagnóstico e apoio técnico para planos ou revisão de ações

746
Ônibus Novo Rio
Foto: Lu Freitas/PMNH
Publicidade

A Prefeitura de Novo Hamburgo foi uma das 11 cidades do País selecionadas no Projeto AcessoCidades, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apoiada pela União Europeia, em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Espanha) e Associazione Nazionale Comuni Italiani (Itália). “O transporte público é um dos temas que mais preocupam os prefeitos. Por isso, esta seleção tem um significado muito importante para nós”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt, que participa da atual diretoria da FNP.

Inicialmente, o Projeto AcessoCidades contava com 120 municípios participantes, dos quais 11 foram selecionados para a segunda fase, que prevê três grandes ações em cada um dos municípios contemplados: diagnóstico local de acessibilidade urbana, apoio técnico para viabilização de boas práticas em mobilidade urbana e capacitação no uso de dados abertos para o planejamento do transporte.

AS AÇÕES

A primeira ação será a capacitação de técnicos de Novo Hamburgo para o uso de dados abertos para o planejamento e a gestão dos transportes. A etapa seguinte será um diagnóstico local de desigualdades de classe, raça e gênero relacionado à mobilidade e à acessibilidade urbana. O diagnóstico contará com apoio de uma consultoria para um mapeamento de dimensões objetivas e subjetivas relacionadas ao acesso às oportunidades urbanas e às experiências da população nos seus deslocamentos cotidianos.

Publicidade

Após este diagnóstico, o município receberá apoio técnico para a viabilização de boas práticas em mobilidade urbana, incluindo elaboração de planos ou revisão de ações voltadas à redução das desigualdades. O projeto acontecerá de agosto de 2022 a dezembro de 2023 e poderá contar com o compartilhamento de experiências entre municípios brasileiros, italianos e espanhóis.

“Queremos transformar para melhor o transporte público em Novo Hamburgo, atendendo os anseios da população, e esta é mais uma ferramenta e oportunidade de alcançarmos nossos objetivos”, comenta com entusiasmo a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui