Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre apresenta o programa Mais Transporte para deputados

186
Foto: Aline Rimolo/SMMU/PMPA
Publicidade

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou nesta segunda-feira, dia 25 de abril de 2022, o programa de reestruturação do transporte coletivo em Porto Alegre para deputados e secretários municipais da área. A divulgação do Mais Transporte aconteceu durante reunião híbrida da Comissão Especial do Transporte Público Metropolitano, da Assembleia Legislativa.

Castro explicou sobre a mudança da metodologia de cálculo, promovida pela Prefeitura, de diferença tarifária para o custo por quilômetro rodado (CKM) e a manutenção do valor pago pelo usuário do transporte coletivo em R$ 4,80. “Estamos propondo uma mudança de lógica, saindo de um ciclo vicioso, em que temos uma tarifa cada vez mais cara, para um ciclo virtuoso com uma tarifa mais justa, redução dos custos do sistema, mais passageiro e um atendimento mais qualificado”, destaca o secretário de mobilidade urbana.

Além de explicar a mudança do método que levou à manutenção da passagem, Adão falou das ações imediatas previstas no programa. “A retomada, antecedida por dois anos ruins em função da pandemia, foi o que nos motivou a pensar em uma alternativa viável que tivesse como principal objetivo o atendimento ao usuário. Até maio teremos mais 19 linhas, 109 ônibus, 2.163 viagens por dia e mais 52,6 mil quilômetros rodados por dia, alcançando um atendimento de aproximadamente 70% em relação à 2019”, afirma Castro.

Publicidade

O programa apresentado na assembleia foi anunciado na última quarta-feira pelo prefeito Sebastião Melo em solenidade no Paço Municipal. Ele prevê o desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazo visando à melhoria do atendimento à população. Na quarta-feira, 27 de abril de 2022, a mesma apresentação será feita para os representantes do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu).

A reunião foi coordenada pela deputada estadual Patrícia Alba e contou com a participação do secretário de Apoio à Gestão Administrativa e Política do Rio Grande do Sul, Agostinho Meirelles, do técnico em trânsito e transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Cláudio Ribeiro, além de deputados, e secretários municipais da área da mobilidade urbana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui