A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, informou que haverá aumento no horário do transporte coletivo municipal a partir de segunda-feira, dia 28 de setembro de 2020.
O acréscimo será praticado em linhas que apresentam maior procura por parte dos passageiros, em especial nos horários de pico. O movimento é monitorado pela Secretaria de Transporte e Trânsito diariamente.
Os passageiros podem consultar os novos horários no site da Prati, pelos telefones 0800-609-2999 ou (53) 3026-5555, e no aplicativo Cittamobi (disponível para iOS e Android). Reclamações e sugestões podem ser encaminhadas diretamente para a Secretaria de Transporte e Trânsito, pelo telefone (53) 3227-5402, ramal 28.
A ampliação do horário do comércio em geral, que funciona das 9h às 19h, de segunda a sábado, desde o dia 14 de setembro, de acordo com o Decreto Municipal 6.316, também influenciou na maior procura pelo transporte coletivo, exigindo adequação da grade de horários.
De acordo com acompanhamento feito pela Secretaria de Transporte e Trânsito, o mês de setembro assinala aumento do número de passageiros, no comparativo com o final de julho, quando o sistema registrou 27.519 passageiros, uma pequena queda se comparada com a apuração anterior, referente a maio.
Confira o controle bimestral:
- 22 de maio de 2020 – 1.229 horários – 27.761 passageiros
- 24 de julho de 2020 – 1.263 horários – 27.519 passageiros
- 24 de setembro de 2020 – 1.320 horários – 32.924 passageiros
Lotação
Por conta da pandemia do novo coronavírus, cada ônibus circula com lotação máxima de ocupação de todos os assentos e mais dez passageiros em pé. Quando a STT, por meio de acompanhamento da bilhetagem eletrônica, identifica viagens que excedem a capacidade estabelecida, é feito ajuste da grade, com acréscimo de horários, caso a situação se repita por dois ou três dias consecutivos.