Gravataí lança cartão digital de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Procedimento será feito de forma on-line e estará disponível em 48 horas

2814
Foto: Divulgação
Publicidade

O prefeito Luiz Zaffalon e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), Guilherme Ósio, apresentaram nesta terça-feira, 12 de abril de 2022, como será o funcionamento do cartão digital de estacionamento para idosos e, também, para pessoas com deficiência (PCD). A partir de agora, o documento poderá ser solicitado direto no site da Semurb (links abaixo), a qualquer tempo, sem a necessidade de ir até a Prefeitura. Hoje, são em torno de 30 mil cartões em vigência, sendo em torno de 1 mil para pessoas com deficiência.

Para o procedimento, basta a pessoa informar seus dados, anexar documentos e, em um prazo de 48 horas, o cartão digital poderá ser acessado no próprio site. Depois disso, é só imprimir e usar como o cartão anterior, colocando-o sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. “O objetivo é facilitar o acesso ao serviço, de forma moderna e a qualquer hora do dia”, comentou o prefeito Zaffalon. Os prazos de validade, por enquanto, seguem os mesmos, de dois anos para idosos e de cinco para pessoas com deficiência. Com o cartão, o idoso ou a pessoa com deficiência tem direito a uma hora gratuita nas vagas de área azul.

A Semurb alerta para a importância do uso correto do documento: “o cartão de autorização poderá ser recolhido e o ato da autorização suspenso ou cassado, a qualquer tempo, a critério do órgão de trânsito, especialmente, se verificada irregularidade em sua utilização”. Entre essas irregularidades, estão: empréstimo do cartão a terceiros; uso de cópia, efetuada por qualquer processo; porte do cartão com rasuras ou falsificado, entre outras. “Cada vez mais, vamos aprimorando os serviços para que a população tenha mais conforto e segurança”, ressaltou o secretário Guilherme.

Publicidade

Estiveram presentes, também, ao ato, os secretários municipais da Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossler; e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

Requisitos:

  • Ser pessoa idosa (+60) ou deficiente e residir em Gravataí;
  • Links para acessar os serviços: Idoso ou Deficiente;
  • Documentos que devem ser anexados: CPF ou RG e comprovante de residência;
  • Prazo de 48 horas para a Semurb emitir o cartão;
  • Imprimir e colocar no painel do veículos (assim como o cartão antigo);
  • Número total de cartões para idosos e deficientes: ramal 7115 (Elaine ou Espíndola);

Em casos de dúvidas o usuário pode ligar para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115, ou através do e-mail [email protected].

Endereço: Rua Ibirapuitã, 885 – Bairro Castelo Branco – Gravataí.

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Dúvidas – Pessoas com deficiência:

Assessoria da Pessoa com Deficiência, telefone 3600-7059 ou para o setor de Transportes nos telefones 3600-7114 e 3600-7115 ou, ainda, por meio dos e-mails [email protected] e [email protected].

Endereços:

  • SEMURB: Rua Ibirapuitã, 885, Bairro Castelo Branco – Gravataí
  • APPPD: Avenida Ely Corrêa, 675 – 5º andar – Parque dos Anjos – Gravataí

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui