EPTC sinaliza faixa exclusiva na Avenida Ipiranga para qualificar transporte coletivo

259
faixa 40
Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) implantou a sinalização de novos trechos de faixas exclusivas para o transporte coletivo na Avenida Ipiranga, sentido Centro-bairro, que vão ampliar o espaço com prioridade para os ônibus e táxis na capital. O início da operação dos mais de 4,6 quilômetros está previsto para o final de janeiro, e até lá os motoristas não serão autuados. Com a implantação, Porto Alegre passará a contar com mais de 100 quilômetros de vias de uso exclusivo do transporte público, entre 42,2 quilômetros de faixas azuis e 61,5 quilômetros de corredores de ônibus, que contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens de ônibus para os porto-alegrenses. 

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, destaca a importância das faixas exclusivas. “Estas medidas de priorização do transporte coletivo, como ocorrem em todas as cidades desenvolvidas do mundo, são um sinal de civilidade e progresso. Tornam o transporte público mais atrativo e podem estimular sua preferência em relação ao automóvel, e assim reduzir congestionamentos”, destaca Bisch Neto.

A faixa exclusiva da Avenida Ipiranga, no sentido Centro-bairro, qualifica o atendimento aos estudantes da PUC-RS e do Campus Agronomia da UFRGS. Ela vai operar em três trechos a partir da Rua São Manoel, bairro Santana, até a Rua Evaristo da Veiga, no Partenon. A priorização terá continuidade a partir da Avenida Guilherme Alves até a alça de saída da Avenida Salvador França. E, após o cruzamento com a Terceira Perimetral, a partir da alça de ingresso na Avenida Ipiranga até a Avenida Elias Cirne Lima, onde vai se unir à faixa já implantada em janeiro de 2019, com 900 metros, até a Avenida Antônio de Carvalho. 

Publicidade

A medida integra as ações do Mais Transporte, programa com o objetivo de qualificar o serviço prestado aos usuários, com maior eficiência operacional e transparência das informações. O mapa com a localização de todos os trechos de priorização para o transporte público implantados na capital está publicado no Portal de Transparência da EPTC, na página do Observatório de Mobilidade. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha. 

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui