EPTC divulga balanço dos acidentes de trânsito no ano

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou os índices de acidentalidade do último mês e do acumulado do ano. Em setembro, houve seis mortes em acidentes de trânsito, duas a menos que no mesmo período de 2021. De janeiro até setembro, são 54 vidas perdidas no trânsito, uma a mais que em 2021. A EPTC destaca a importância do comprometimento da população, com respeito às regras de circulação, para reduzir os acidentes.

A EPTC realiza ações permanentes de educação e fiscalização direcionados à ciclistas, pedestres e motociclistas. Das 54 vítimas fatais em acidentes, em 34 óbitos (62%) houve envolvimento de motocicletas na ocorrência. Dos que perderam a vida, 29 eram condutores, 14 deles não habilitados (48%), e cinco eram pedestres – vítimas de atropelamento por moto. “Vamos seguir com atenção especial para esses públicos mais vulneráveis, com ações que ressaltem a importância da atenção e empatia de todos, além dos itens de segurança dos veículos, habilitação e respeito aos limites de velocidade”, afirma o diretor presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Outros dois grupos que chamam atenção e recebem ações específicas na EPTC são os ciclistas e pedestres. Das 54 pessoas que perderam a vida neste ano, 29 eram motociclistas (53%), 12 eram pedestres (22%) e dois eram ciclistas (3%).

Educação

Neste ano a Educação para Mobilidade da EPTC já realizou mais de 450 ações educativas, para mais informações e dados mais detalhados acesse aqui. Dentro do Programa Permanente de Educação para o Trânsito, vários projetos envolvem ações com pedestre e ciclistas, entre eles o projeto Escola Amiga da EPTC, Pedestre idoso e Educação Social e Mobilidade, que aborda o autocuidado no trânsito. Neste ano já foram realizadas mais de 214 ações educativas que envolvem direta ou indiretamente o pedestre.

No ano de 2022, nos primeiros nove meses, foram realizadas 30 ações envolvendo ciclistas diretamente. Cursos para ciclistas também estão disponíveis na plataforma EAD, com os cursos Pedalando com Segurança e Pedalando com segurança PRO, esse voltado para entregadores das plataformas de aplicativos que fazem tele-entrega – atualmente são mais de 150 alunos matriculados nos cursos. Veja aqui mais informações.

Fiscalização

Nos primeiros nove meses de 2022, a fiscalização da EPTC flagrou 468 motociclistas sem CNH e recolheu 649 motos por diversas irregularidades. Em 109 ações da Operação Duas Rodas, foram abordados 11.291 motociclistas com 3.551 autuações por algum tipo de irregularidade. Também foram recolhidas 73 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 903 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Deixe um comentário