Empresa Pública de Transporte e Circulação segue com serviços on-line até dezembro

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Aplicativo TRI
Foto: Samuel Maciel/Prefeitura de Porto Alegre/Arquivo
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Em razão da pandemia pelo coronavírus, o atendimento presencial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) seguirá suspenso até o dia 15 de dezembro de 2020, conforme Decreto número 20.726, publicado na edição desta terça-feira, dia 15 de setembro, do Diário Oficial de Porto Alegre.

Para evitar a exposição ao vírus e também manter o suporte à população, a Empresa Pública de Transporte e Circulação mantém os serviços on-line disponibilizados através do site da empresa.

Serão prorrogados por mais 90 dias, a partir desta quarta-feira, dia 16 de setembro, os prazos de validade da vistoria periódica, do alvará de tráfego dos veículos de todos os modais do transporte remunerado de passageiros e da Identidade de Condutor do Transporte Público. As substituições de carros de todos os modais do transporte remunerado de passageiros também ficam suspensas até 15 de dezembro.

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Na hipótese de absoluta necessidade da substituição veicular para a continuidade da execução do serviço de transporte, o responsável pelo prefixo deverá formular pedido eletrônico de autorização para a realização do procedimento excepcional, a ser avaliada pela Gerência de Fiscalização de Transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Sobre o Cartão TRI, ficam prorrogados até 15 de dezembro os prazos de validade da credencial de isenção no transporte coletivo para pessoas com deficiência e do recadastramento dos idosos com idade entre 60 e 65 anos que já possuíam o benefício da isenção da tarifa até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019. O prazo para a realização do recadastramento dos passageiros que ainda não efetuaram o comparecimento presencial neste ano também está prorrogado.

Os agendamentos para as atividades realizadas pela Coordenação de Educação para Mobilidade, como os cursos, treinamentos e palestras presenciais, estão suspensos por mais 90 dias. No entanto, a Coordenação de Educação para Mobilidade dará continuidade às suas atividades de forma on-line, através do desenvolvimento de campanhas de conscientização por meio das plataformas de ensino à distância.

Os serviços como cópia de documentos, cópia integral de processos, transporte, trânsito, credenciais, veículos em situação de abandono, parklets e também os prestados aos operadores já estão disponíveis de forma on-line desde o início da pandemia.

Mesmo com a suspensão do atendimento presencial, os serviços que não estão on-line podem ser enviados, via correio, à sede da Avenida Érico Verissimo, 100 (prédio H). Os casos de defesa, recurso de multa e apresentação de condutor estão suspensos, mas podem ser enviados pelo correio conforme documentação, prazos e endereço indicados nas respectivas notificações.

Confira todos os serviços disponíveis no site:

Acesse aqui:

1) Cópia de documentos

  • Auto de Infração de Trânsito;
  • Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – com ou sem vítima;
  • Certificado de Aferição do Inmetro;
  • Fita do etilômetro (teste de bafômetro);
  • Foto sem tarja;
  • Termo de Constatação de Embriaguez;
  • Termo de Recolhimento – de veículo, de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e ou de Carteira Nacional de Habilitação;
  • Vídeo (somente autuações do Artigo 184, III – Transitar em via de Transporte Público).

2) Cópia de processos

  • Processos de defesa e recurso de infrações e multas de trânsito;
  • Processos de apresentação de condutor de trânsito;
  • Processos do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações) com estrutura de numeração: ex.: 20.16.0000xxxxx.x;
  • Processos do sistema GPA (processos administrativos protocolados em papel) com estrutura de numeração: 008.000000.00.0.

3) Sucata ou veículo em estado de abandono

4) Solicitações de transporte (sobre parada e terminal de ônibus)

  • Implantação;
  • Manutenção;
  • Retirada.

5) Solicitações de trânsito e procedimentos

  • Implantação;
  • Manutenção;
  • Retirada.

6) Solicitações de parklets

7) Licença de obras, eventos e estacionamentos

8) Credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

9) Reserva de imagens – e-mail: [email protected]

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