A partir de segunda-feira, dia 15 de julho, a Fraport Brasil retomará o processamento de passageiros e o controle de segurança no Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Esta mudança marca o retorno das operações de embarque e desembarque de passageiros para o aeroporto, que estavam temporariamente deslocadas para o ParkShopping Canoas devido a problemas anteriores. Contudo, as decolagens e pousos continuarão a ocorrer na Base Aérea de Canoas.
O TPS está passando por reformas para adaptar a área internacional para o check-in e o embarque temporários.
A operação utilizará os pisos 2 e 3 do terminal, que não foram afetados pela enchente recente.
Os passageiros deverão acessar o TPS pela rampa externa e utilizar as portas 5 e 6.
O check-in e despacho de bagagens ocorrerão na área internacional do piso 2, enquanto a inspeção de segurança e o embarque serão realizados no piso 3, também na área internacional.
Após a inspeção, os passageiros serão transportados de ônibus para a Base Aérea de Canoas.
A estrutura do Terminal de Passageiros operará das 6h às 21h, com a recomendação de que os passageiros se apresentem com 3 horas de antecedência ao voo e o processo de embarque se encerrará 1h30 antes do horário do voo.
Não será permitido o acesso à sala de embarque após esse período.
Serviços de alimentação adaptados estarão disponíveis no aeroporto, incluindo Casa Café, Cidade Porto Alegre, Bella Gula, Hudson e Snoopy Café.
O estacionamento 2, gerido pela Estapar, estará disponível com tarifas especiais para carros e motos.
Empresas de transporte turístico como Brocker, Citral, Transfer Prime e Turistur terão balcões na Estação de ônibus, e locadoras de veículos como Localiza, Locasul, Movida e Unidas também estarão presentes.
O ponto de transporte por aplicativo na Base Aérea de Canoas permanecerá no canteiro central, em frente à porta 1, e o serviço de táxi será acessível no canteiro central próximo à porta 3.
Testes realizados indicaram que, apesar da distância maior, o tempo médio de deslocamento entre o aeroporto e a Base Aérea de Canoas permanece semelhante ao tempo registrado durante a operação no shopping.
Assista: