Em regiões com bom IDH, como Porto Alegre, as construtoras estão atentas a novo perfil de morador

847
Publicidade

Concentrar o lazer aos finais de semana sem se deslocar muito, trabalhar de forma remota boa parte da semana e otimizar as atividades cotidianas são alguns costumes adquiridos durante o período de pandemia que permanecerão. Por isso, morar mais longe dos grandes centros passou a ser vantagem para quem sonha com condomínios-clube e procura valores que cabem no bolso na procura por um imóvel.

Nesse perfil de morador, também estão famílias que optam por morar em cidades da região metropolitana, ainda próximas de grandes cidades – que têm bons hospitais e serviços, por exemplo -, mas com valores menores na prestação dos imóveis. Essa é uma tendência verificada em todo o Brasil, de acordo com pesquisa da Itaú Unibanco Financiadora. Com base nos financiamentos imobiliários da instituição, houve um aumento de 161% para compra em imóveis fora dos grandes centros em 2021, comparado com o ano anterior.

No caso do Rio Grande do Sul, que possui o sexto maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e tem a capital Porto Alegre como a sétima capital do país com melhor índice, segundo ranking da ONU – o que demonstra boa estrutura de saúde e educação, entre outras variáveis, as construtoras estão antenadas a esse novo perfil e aos desejos dos novos moradores da região.

Publicidade

Algumas praticidades, como academia ou espaços esportivos, coworkings bem estruturados, além de áreas de lazer para os filhos compartilharem brincadeiras com os vizinhos, são itens que não faltam mais nos projetos. Nas mais de 2,2 mil unidades habitacionais da Lyx Participações e Empreendimentos que estão em andamento na região, os condomínios têm opção de praia artificial com água salgada e areia compactada. E ainda, quadra de beach tênis, espaço do chimarrão, de churrasco fogo de chão, além de horta comunitária.

“Se você tem a comodidade de encontrar no condomínio um espaço de coworking e não pagar por dia de uso em ambientes particulares, por exemplo, ou de ter condições de lazer e esportes na sua casa, esses são custos que contam para o orçamento familiar e agregam qualidade de vida”, explica o vice-presidente comercial da Lyx, Paulo Antônio Kucher. Os projetos da construtora em Porto Alegre chegam a contar com 30 espaços em comum.

Também em função do período de isolamento, os bairros passaram a concentrar comércios e serviços, o que diminui a necessidade de se deslocar para o centro das grandes cidades. Essa mudança traz vantagens para quem quer morar com boa qualidade de vida em apartamentos que caibam dentro do orçamento. Para isso, a saída é investir em imóveis com a metragem menor.

Em 2023, a Lyx Engenharia já colocou à venda 340 apartamentos localizados no bairro Chapéu do Sol, 320 no bairro Restinga, ambos em Porto Alegre, e 608 no município de Cachoeirinha, a 20 quilômetros da capital gaúcha. A previsão é de que sejam lançadas, ainda esse ano, mais 932 unidades em Porto Alegre e nos municípios vizinhos, num total de seis condomínios clube. Os apartamentos se enquadram no Minha Casa Minha Vida (MCMV), programa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias para famílias com renda mensal que varie entre R$ 1,8 mil e R$ 8 mil.

SOBRE A LYX PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS

A Lyx Participações e Empreendimentos se destaca como uma empresa consolidada no segmento da construção residencial. É uma das principais incorporadoras do programa Minha Casa Minha Vida no Estado do Paraná e está lançando os primeiros empreendimentos no Rio Grande do Sul.

No Paraná, a construtora conta com nove residenciais prontos e outros sete em construção em cidades como Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo e Campo Largo. Inovação e tecnologia, além das vantagens que um condomínio clube oferece aos moradores, estão entre os atrativos dos empreendimentos da Lyx. Tudo isso associado à possibilidade de financiamento por intermédio de um programa social acessível.

Para assegurar a qualidade e a excelência dos empreendimentos, a Lyx Participações e Empreendimentos possui certificação ISO 9001:2015 e certificação nível A no PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui