Elevação do dique do Sarandi reforça proteção contra cheias

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre iniciou nesta terça-feira (26) a elevação do dique do Sarandi como parte de um conjunto de obras emergenciais para reforçar a proteção contra enchentes.

A estrutura, atualmente variando entre 4m e 4,5m, será elevada para 5,5m, o equivalente à cheia registrada em maio deste ano.

O trabalho envolve a aplicação de 22,5 mil m³ de argila para aumentar a resistência do dique e corrigir pontos de extravasamento identificados durante enchentes anteriores.

As obras emergenciais no dique do Sarandi são acompanhadas por estudos para intervenções definitivas, que incluem a elevação da estrutura a 7 metros, nível originalmente projetado na década de 1970, mas nunca concluído.

O DMAE também destacou o avanço no reforço do dique da Fiergs, que já está em andamento há três meses.

Essas iniciativas visam melhorar a segurança das famílias que vivem na Zona Norte de Porto Alegre e prevenir os danos causados por inundações recorrentes.

Deixe um comentário