EGR aceita todas as empresas de tags de cobrança automática nos pedágios

306
pedágio campo bom
Praça de pedágio de Campo Bom na ERS-239 - Foto: Raphael Nunes/EGR
Publicidade

Em decorrência do término de 2023 e com a chegada de 2024, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) divulgou balanços para informar aos usuários as condições das estradas e os índices de volume de trafegabilidade nos trechos sob sua administração. Entre as medidas responsáveis por agilizar o deslocamento de veículos pelas dez praças de pedágio da EGR – evitando congestionamentos – está a passagem pelas pistas com identificação automática de veículos (AVI).

A empresa possui pistas com essa modalidade em cada praça de pedágio para contemplar os motoristas que possuem tag de cobrança automática. A tecnologia utiliza um chip, instalado no pára-brisa do veículo. Ao se aproximar de uma praça de pedágio, o dispositivo de leitura instalado na praça reconhece automaticamente o veículo à medida que ele passa pela cabine na pista AVI. Assim, o registro da tag e da placa do veículo é feito instantaneamente, sem precisar parar.

Segundo a EGR, de janeiro a dezembro de 2023, mais de 13,1 milhões de veículos com tag circularam pelas praças de pedágio administradas, o que representa 42,91% em relação ao tráfego total. “A utilização desse dispositivo, por parte dos motoristas, tem se mostrado eficiente, tendo em vista que filas são evitadas e não há a obrigatoriedade do condutor parar na cabine antes de seguir viagem”, explica o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor.

Publicidade

Além disso, a utilização de tags de cobrança automática nos pedágios oferece outros benefícios além da praticidade e agilidade. O pagamento automático proporciona que o tráfego seja mais fluido em função da diminuição das filas, gera economia de tempo e combustível e, consequentemente, mais segurança.

Vanacor explica que a EGR aceita todas as empresas de tag nos dez pedágios sob sua administração e faz um alerta. “A pista de cobrança automática deve ser utilizada tão somente pelos usuários que possuem o dispositivo, tendo em vista que a ocupação da pista por veículos que não dispõem da tag resulta na formação de filas e lentidão, condição que descaracteriza a proposta de agilidade quanto à modalidade de cobrança”.

Para ter acesso a esse serviço, é muito importante que o usuário faça uma pesquisa sobre qual modalidade se adapta melhor à necessidade. Existem diferentes alternativas disponíveis no mercado, oferecidas por diversas operadoras de sistemas de cobrança automática. Por isso, é importante ler e compreender os termos e condições fornecidos pelas empresas de cobrança automática. Compare:

Para tirar qualquer dúvida sobre esse e outros assuntos, a EGR dispõe de serviço de ouvidoria que pode ser acionado gratuitamente por meio do telefone 0800 648 3903.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui