Eduardo Leite apresenta obras prioritárias ao presidente Lula

874
Leite Lula
Foto: Maurício Tonetto/Secom
Publicidade

Na manhã desta sexta-feira (27/01), o governador Eduardo Leite se reuniu com os 27 governadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe de governo no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, Leite reforçou a necessidade de compensação das perdas de arrecadação de ICMS pelo governo federal, e também apresentou as obras prioritárias em seu estado, o Rio Grande do Sul.

Os chefes dos Executivos estaduais apresentaram as demandas locais e fizeram coro ao apelo pela recomposição das receitas dos Estados, que foram gravemente afetadas pela redução das alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia no ano passado.

Publicidade

O governo federal anunciou a criação de uma composição em conjunto com governadores para discutir a recomposição da receita.

Leite também listou suas obras prioritárias, divididas em três eixos:

  • Norte-Sul e Região Metropolitana: extensão da BR-448 de Sapucaia do Sul a Portão; ampliação da capacidade da BR-116 Norte (complexos Sinos-Scharlau e Esteio); conclusão da duplicação da BR-116 Sul (Guaíba à Pelotas, com as respectivas obras de arte); duplicação do Lote 4 da BR-392 (acesso ao Porto do Rio Grande), bem como a execução da ponte Rio Grande-São José do Norte, que permitirá a ampliação do complexo portuário para a outra margem da Lagoa dos Patos.
  • Leste-Oeste: quatro lotes da BR-290; conclusão da nova ponte do Guaíba.
  • Integração Mercosul: Ponte Porto Xavier-San Javier (Argentina); Ponte Jaguarão-Rio Branco (Uruguai); requalificação da Ponte Uruguaiana-Paso de Los Libres; dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai); viabilização do gasoduto Vaca Muerta – Porto Alegre.
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui