A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira, dia 15 de setembro de 2020, o edital de concessão dos abrigos de ônibus da capital gaúcha. A oferta do contrato parte de um mínimo de 1.144 abrigos em 813 paradas de ônibus, podendo chegar a um máximo de 5.325 abrigos em 4.163 paradas.
Em contrapartida o parceiro privado poderá fazer a exploração publicitária dos espaços. O edital será publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre.
O período de concessão previsto é de 20 anos e o investimento, de R$ 29 milhões. Os custos de manutenção desses abrigos pela concessionária é estimado em R$ 339 milhões. A abertura das propostas ocorre no dia 30 de outubro.
O edital contempla dois modelos: o abrigo tipo A, com quatro assentos e três tomadas USB, e o tipo B, com três assentos disponíveis. Ambos terão piso tátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial, proteção para vento e chuva, informações sobre circulação e atendimento, além de três faces publicitárias. Nos corredores, será possível a colocação de totens separados dos abrigos.
O modelo também prevê a instalação de 100 câmeras de monitoramento, que auxiliarão no cercamento eletrônico, e 150 painéis para informações de próximas chegadas dos ônibus. A cada dez abrigos adicionais, um painel de próxima chegada deverá ser instalado.
A concessão irá atender o Centro Histórico, regiões mais periféricas, locais de visibilidade e alta demanda, além de grandes avenidas e os corredores de ônibus das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves. O prazo máximo para a instalação de todos os abrigos será de cinco anos após ser firmado o contrato.
Precisando dobrar os tubos das paradas de ônibus, nós dobramos.
zeisoppo@gmail.com
(51)981150079
(51)34885068
Dobramos as novas paradas de cachoeirinha, frente ao Big, RS