Defesa Civil registra mais de 4 mil resgates em Porto Alegre

143
resgate moradores
Resgate dos moradores dos bairros Humaitá e Sarandi no Viaduto José Eduardo Utzig, na Zona Norte de Porto Alegre - Foto: Giulian Serafim/PMPA
Publicidade

A Defesa Civil de Porto Alegre participou de mais de 4 mil resgates entre a sexta-feira, 3 de maio, e este domingo, 5 de maio. O órgão recebeu 1,6 mil ocorrências no período. Os atendimentos ocorrem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros (CBM/RS), Exército Brasileiro e voluntários.

Após atingir pico de 5,35 metros no Cais Mauá, o nível do Guaíba oscila entre períodos de elevação e estabilidade. Os dados permanecem sob acompanhamento do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Comércio

Prefeitura, Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, ACPA, Sindha e Sindec sugerem que os estabelecimentos comerciais permaneçam fechados até a terça-feira, 7 de maio, nos bairros afetados pela enchente. A Guarda Municipal faz rondas de barco no Centro Histórico e 4º Distrito.

Publicidade

Acolhimento

O Teatro Renascença, na Avenida Érico Veríssimo, 307, é o ponto de referência para abrigo temporário em Porto Alegre. O local oferece atendimento de saúde, alimentação e encaminhamento – seja à casa de amigos, familiares ou às mais de 50 estruturas de proteção da prefeitura e entidades parceiras.

Abastecimento

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pede que a população economize água. Quatro das seis estações de tratamento de água permanecem desligadas por inundação e/ou falta de energia elétrica. Hospitais e abrigos provisórios são abastecidos com caminhões-pipa neste domingo.

Mobilidade urbana

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tem 87 ocorrências em aberto, sendo 60 bloqueios totais e 13 bloqueios parciais de vias. O órgão pede que as pessoas fiquem em casa, evitando vias como a Avenida Assis Brasil, única alternativa para resgate de pessoas que ainda estão ilhadas.

Doações

Para ajudar as vítimas da enchente clique aqui.

Fonte: Defesa Civil de Porto Alegre

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui