A partir desta terça-feira, dia 26 de novembro, idosos e pessoas com deficiência física não precisarão mais sair de casa para solicitar suas credenciais de estacionamento nas áreas prioritárias.
O serviço, antes oferecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação apenas presencialmente, será disponibilizado de forma totalmente on-line, e gratuita, através deste link, em razão do Sistema de Isenções e Estacionamento, trabalho desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Empresa Pública de Transporte e Circulação.
O serviço presencial segue disponível no setor do Atendimento ao Cidadão (Avenida Érico Verissimo, 100), para os idosos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; ou na Rua Uruguai, 45, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no caso das pessoas com deficiência.
As pessoas interessadas podem fazer a solicitação dos documentos on-line e aguardar a liberação do credenciamento de acordo com a informações prestadas no site, com tempo de liberação da credencial previsto em cerca de 48 horas.
Quando aprovada, a credencial poderá ser impressa em casa, sem custo, com o objetivo de poupar qualquer tipo de deslocamento dos idosos e pessoas com deficiência até os órgãos públicos.
Após a impressão, o documento deve obrigatoriamente ser plastificado, para uma melhor conservação. Mas, de qualquer forma, ainda permanece a possibilidade das solicitações presenciais, ao custo de R$ 22,99.
O gerente de relacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Alexandre Borck, explica que a medida tem o objetivo de se adequar à realidade do mundo virtual.
“O serviço visa a facilitar a vida dos idosos e pessoas com deficiência física, para que não precisem sair de suas residências. A novidade atende repetitivas demandas da população, muitas delas registradas na Carta de Serviços, disponibilizada no site da prefeitura. É um modo de se ajustar à nova realidade, onde quase todos os serviços são possíveis via on-line”.
Fábio Berwanger Juliano, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, afirma que a medida faz parte do esforço permanente da Empresa Pública de Transporte e Circulação e da Prefeitura de Porto Alegre, em facilitar a vida dos cidadãos no processo de solicitação e prestação de serviços: “Solicitações de eventos, obras, instalação de contêineres, por exemplo, já podem ser encaminhadas via on-line para a Empresa Pública de Transporte e Circulação, sem a necessidade do deslocamento das pessoas. E vamos avançar ainda mais. No caso das credencias de estacionamentos para idosos e deficientes físicos, atualmente com cerca de 600 pedidos mensais, o encaminhamento via on-line é mais um destes serviços facilitados na vida dos cidadãos”.