Centro Administrativo Municipal: nova linha de ônibus atenderá região do São Vicente

259
ponto de ônibus
Publicidade

A partir da transferência do Paço Municipal para o novo Centro Administrativo de Gravataí, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) viabilizou a criação de uma nova linha de transporte coletivo que atende ao bairro São Vicente. O objetivo é facilitar o deslocamento dos servidores e da população à sede do Poder Executivo, transferida nesta semana para o antigo complexo da Ulbra.

A linha circular “Centro – Prefeitura Municipal” passa a operar nesta segunda-feira, 28 de agosto. O trajeto será de aproximadamente 3 km e tempo estimado de percurso é de aproximadamente 22 minutos para cada sentido. As saídas ocorrerão do terminal do Centro (garagem) e do terminal da Havan (ERS-118). O itinerário contempla as ruas abaixo:

SAÍDA TERMINAL CENTRO:

Publicidade

Centro (Garagem Sogil); Rua Prefeito José Link; Adolfo Inácio Barcelos; retorno Aldeião; Adolfo Inácio Barcelos; Coronel Saramento; José Costa de Medeiros; Avenida José Loureiro da Silva; Rua Jorge Amado; Estrada Itacolomi; Avenida Alphaville; Avenida A; Rua Paraná; Estrada Passo do Hilário; Terminal Havan (ERS-118).

SAÍDA TERMINAL HAVAN:

Terminal Havan (ERS-118); Estrada Passo do Hilário; Avenida A; Rua Paraná; Avenida Alphaville; Estrada Itacolomi; Rua Jorge Amado; Rua Nestor de Moura Jardim; Rua Dois de Novembro; Avenida José Loureiro da Silva; Rua Anápio Gomes; Rua Nossa Senhora dos Anjos; Coronel Saramento; Rua Prefeito José Link; Centro (Garagem Sogil).

CONFIRA OS HORÁRIOS DAS NOVAS LINHAS:

Ida – saindo do Centro

  • 07:50
  • 12:00
  • 17:05

Volta – saindo da Havan

  • 08:15
  • 12:25
  • 17:30

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana Guilherme Ósio, a nova linha intercalará com os horários das linhas Havan e Natal. “Novas linhas e horários serão avaliadas e implantadas conforme novas secretarias forem iniciando suas atividades no novo Centro Administrativo”, detalha.

O titular da Semurb reforça que as mudanças promovidas pela Prefeitura contemplam linhas municipais (coletivos urbano), ou seja, com circulação somente dentro de Gravataí. Lembando que a gestão do sistema intermunicipal é responsabilidade da Metroplan, a qual a Semurb efetuou solicitação para revisão de tabela.

ECONOMIA AO COFRES PÚBLICOS E MAIS AGILIDADE NO ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE

Com o objetivo de centralizar serviços, melhorar o atendimento ao cidadão e reduzir custos com aluguéis de imóveis, a Prefeitura de Gravataí iniciou o processo de transferência para o novo Centro Administrativo Municipal. Desde a quinta-feira, 24 de setembro, Gabinete do Prefeito, Gabinete do vice-prefeito, Protocolo Central e Ouvidoria funcionam nos prédios do campus da Ulbra, adquiridos recentemente pelo município.

O acordo formalizado pelo prefeito Luiz Zaffalon com a Aelbra, mantenedora da Ulbra, permitirá a transferência das estruturas públicas do município e, ao mesmo tempo, garantirá a manutenção das atividades de ensino da universidade. O investimento de R$ 21,7 milhões na compra da área de 42,8 mil metros quadrados (14,2 mil metros quadrados de área construída e sete mil metros quadrados de estacionamento) renderá economia anual de até R$ 4,2 milhões com aluguéis.

Entre adquirir outras áreas e construir uma nova sede administrativa, a alternativa escolhida foi considerada a melhor. Conforme previsto na reforma previdenciária do município, em 2021, a administração realizará em breve a dação do imóvel ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPG) e, consequentemente, passará a locar do próprio instituto.

“Esta é a fórmula encontrada por grandes organizações para mitigar os déficits previdenciários, na medida em que dota o instituto de bens capazes de rentabilização pela locação”, explica o secretário municipal da Fazenda, Davi Severgnini.

“A mudança das estruturas da prefeitura faz parte de um planejamento de longo prazo e trará vários benefícios ao município. O cidadão encontrará no mesmo local todos os serviços municipais, o que diminuirá deslocamentos e nos permitirá melhorar o atendimento com a equipe concentrada. O prédio tem ginásio, auditório e espaço para atividades culturais que serão utilizados pela população, além de acessibilidade total e PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios). Do ponto de vista de custos, teremos praticidade e grande economia com aluguéis que deixarão de ser pagos”, avalia o prefeito Zaffalon.

Além do espaço do centro administrativo, a prefeitura destinará parte do local para escolas e centros culturais, além de espaços para grandes feiras e eventos para o município. O ginásio ainda permitirá a realização de atividades esportivas e apresentações. De forma paralela à ocupação dos prédios pela prefeitura, um espaço será cedido à Ulbra para que mantenha as atividades ao longo deste ano.

Nas próximas semanas, o prefeito anunciará o cronograma das próximas secretarias e departamentos que serão transferidos para o novo espaço, localizado na avenida Itacolomi, 3.600, no bairro São Vicente. De forma temporária, a Prefeitura disponibilizará transporte para o cidadão entre o prédio atual e o novo.

O acordo da Prefeitura de Gravataí com a Ulbra começou quando a administração procurou a direção da universidade, em função do contexto de reorganização operacional, para garantir a continuidade das atividades para os alunos e, também, encontrar uma nova estrutura para centralizar e qualificar os serviços prestados à população. Conforme Zaffalon, manter os cursos da Ulbra é importante para a economia e para a formação de mão de obra especializada, contribuindo na geração de emprego e atração de investimentos para seguir tornando a cidade referência em inovação e competitividade.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui