Campanha orienta comportamento das pessoas na presença de cães-guia

Buscando informar os seus passageiros, a Trensurb está lançando a partir desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, uma campanha com informações de como agir na presença de outras pessoas que estão acompanhados do seu cão-guia. Segundo a Trensurb, a ideia da divulgação surgiu após sugestão do passageiro Francis Radamés Guimarães, 26 anos, e seu cão-guia, Elmo.

Francis usa o trem diariamente e, a mais de 19 meses, se desloca com seu cão-guia. Segundo ele, “é importante que as pessoas não brinquem, não alimentem e não distraiam o animal; ele está trabalhando, e com uma distração, posso me acidentar”.

Francis, ao falar sobre a importância do trabalho de seu cão-guia, adverte que as pessoas mesmo sem “maldade” alimentam o Elmo (cão-guia), “às vezes, ele passa mal e não consegue trabalhar”.

Campanha

Apesar de terem sua atividade regulamentada pela Lei 11.126, os cães-guias ainda são escassos no Brasil e insuficientes para atender a demanda.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo 2010), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país. Não existem estatísticas oficiais de cães-guias, mas estima-se que sejam menos de 200.

Cada cachorro passa por uma rigorosa seleção genética, para garantir que o animal não seja agressivo e não apresente risco a ninguém. Após isso, o cão passa por dois anos de treinamento, onde 3 em cada 10 animais conseguem se formar, e depois, a pessoa que necessita do cão-guia, junto do animal, passam por uma adaptação.

Dicas de como se portar junto a um cão-guia:

– Não dê alimentos
– Não toque no cão-guia, ele está trabalhando
– Não chame sua atenção
– Fale com o dono e não com o cão

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.