O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com as obras de implantação da BR-285, entre o município de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e a divisa com o estado de Santa Catarina. O empreendimento conta com um investimento aproximado de R$ 72 milhões do Governo Federal, recurso incluído no Novo PAC.
Neste momento, 30,45% dos serviços previstos já estão executados. A expectativa é de que a obra seja concluída até o final de 2026.
Ponte sobre o Rio das Antas terá 400 metros de extensão
Entre os principais serviços em andamento, destaca-se a construção da ponte sobre o Rio das Antas. A estrutura terá 400,4 metros de extensão total, projetada em uma região de grande sensibilidade ambiental.
A obra inclui dois tipos de estruturas:
- Um trecho convencional com vigas tipo I, com 59,4 metros de comprimento
- Outro trecho com viga caixão, executado em balanço sucessivo, com aproximadamente 361 metros de extensão e vãos de 110 metros
A ponte permitirá a transposição da nascente do rio, com engenharia adaptada ao relevo local e ao contexto ambiental da área.
Trecho integra a Serra Gaúcha à BR-101 em Santa Catarina
Esse segmento da BR-285, em execução no município de São José dos Ausentes, completa uma ligação estratégica entre os municípios da Serra Gaúcha e a BR-101, no litoral catarinense. A pavimentação da rodovia deve reduzir distâncias e facilitar o transporte de cargas e passageiros na região.
Além da função logística, a BR-285 tem papel importante no escoamento da produção e na integração regional, inclusive no contexto do Mercosul. A conexão com Santa Catarina permite o fortalecimento do intercâmbio entre os países-membros do bloco e melhora o acesso entre os estados do Sul.
Obra fortalece turismo e desenvolvimento local
A pavimentação da BR-285, especialmente no trecho que corta São José dos Ausentes, deve impulsionar o turismo em uma das regiões mais belas e preservadas do Rio Grande do Sul. Os campos de altitude e o ecoturismo ganham mais visibilidade com a melhoria da infraestrutura viária.
A conclusão do segmento também deve potencializar o desenvolvimento local e gerar impacto positivo na economia dos municípios próximos, além de fortalecer rotas alternativas de integração nacional.
Vídeo e atualizações do DNIT
Acompanhe o vídeo institucional da obra:
Veja atualizações no X: