Nesta quinta-feira, 21 de julho de 2022, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) vai iniciar o alargamento da Avenida Eduardo Prado, na Zona Sul da capital. O serviço está programado para começar na primeira hora da tarde. As intervenções ocorrem em 1.800 metros de extensão, entre a rótula da Avenida Monte Cristo e a Avenida Juca Batista, onde haverá mais uma faixa de rolamento no sentido Bairro.
A medida visa desafogar o trânsito da região e faz parte da recuperação estrutural que também inclui o trajeto entre a Avenida Cavalhada e a Monte Cristo, totalizando 2.728 metros de via recuperados. Nesse trecho, a requalificação asfáltica ocorre nos dois sentidos, porém sem a necessidade de alargamento.
“O alargamento da Avenida Eduardo Prado é um projeto importante para possibilitar um trânsito mais seguro a quem mora na Zona Sul. Essa região da cidade está crescendo nos setores comercial e imobiliário e precisamos adequar as vias para essas mudanças”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Para viabilizar o alargamento, será necessário o estreitamento do canteiro central e, para isso, a empresa responsável pelo serviço irá fazer a remoção das árvores que hoje se encontram sobre o canteiro. O serviço deve durar cerca de uma semana e, nos próximos dias, será realizado entre 9h e 17h. O trânsito deve ficar em meia-pista onde as equipes estiverem trabalhando.
Conforme estabelece a lei complementar nº 7572/2015, as supressões necessárias serão compensadas. Para tanto, além da obrigação legal de compensação, será executado projeto de arborização viária, previsto no artigo 5º da lei. Esse plantio será realizado após a execução do alargamento, com árvores jovens de espécies nativas adequadas para a via, respeitando-se a compatibilidade com os elementos urbanos, como sinalização de trânsito e redes subterrâneas.
O estudo técnico realizado pela empresa contratada, com as devidas diretrizes para realizar as supressões foi aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Além disso, outro estudo irá analisar o novo canteiro e prever quantas mudas e quais espécies irão se enquadrar ao novo espaço.
Além do alargamento da avenida, o projeto de recuperação estrutural da Eduardo Prado prevê 11 placas de concreto em paradas de ônibus. Quatro delas já foram instaladas. O concreto é um material mais resistente para veículos pesados, como é o caso dos ônibus.