Disponível para smartphones Android, o aplicativo Trensurb Mobile recebeu atualizações nas últimas semanas, passando a contar com melhorias de acessibilidade, destinadas principalmente a pessoas com baixa visão. A atualização mais recente, disponível desde a semana passada, incluiu o recurso de comandos de voz. Ao ativar a opção, a partir da tela inicial do aplicativo, é possível dar uma série de comandos como, por exemplo, perguntar “qual o próximo trem?” para saber o tempo previsto de chegada das próximas composições do metrô na estação mais próxima.
Para ativar as opções de acessibilidade, basta que o usuário clique no menu superior direito (representado por três pontos) e escolha uma das funcionalidades disponíveis. No menu de ajuda (ao lado, representado por um ponto de interrogação dentro de um círculo), há uma lista de comandos de voz aceitos pelo aplicativo.
Outras atualizações recentes também trouxeram as funcionalidades de ajuste de tamanho de texto e de leitor de tela (ou “fala de texto”) – ambas podem ser acessadas pelo menu superior direito. O tamanho do texto pode ser ajustado para todas as páginas do aplicativo enquanto que o recurso de leitura de tela, que lê em voz alta os textos tocados pelo usuário, funciona na tela inicial – que traz a situação operacional – e nas páginas de localização dos trens e informações dos trens.
Produzido internamente por profissionais da empresa metroviária, o aplicativo está disponível para smartphones com o sistema operacional Android, nos idiomas português, inglês e espanhol. O Trensurb Mobile fornece informações como a situação operacional do metrô, localização dos trens em tempo real, mapa da linha, tempo de viagem, tabela horária dos trens, dados sobre tarifas, canais de atendimento e notícias. Em caso de alterações na situação operacional do metrô, como paralisações parciais ou totais, o aplicativo envia uma notificação ao usuário.