Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico segue em deslocamento ao Rio Grande do Sul

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina, segue em deslocamento para Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para uma missão humanitária de ajuda à população do estado atingida por temporais. O objetivo é auxiliar no resgate às vítimas ilhadas e no transporte de suprimentos pelas vias alagadas. O navio deve atracar no porto da cidade até este sábado, dia 11.

Segundo a Marinha, a embarcação saiu da Base Naval do Rio de Janeiro na quarta-feira (8) e levou junto ao RS oito embarcações de médio e pequeno porte, além de duas estações móveis para tratamento de água capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Porto Alegre no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Além da capacidade de produzir água potável, o navio possui um centro médico – o segundo maior da frota da Marinha, ficando atrás apenas do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, que foi usado para atender às vítimas das inundações históricas.

    Segundo informações da Marinha, o navio opera normalmente com uma médica, uma dentista e seis enfermeiros, que atuam em consultas ambulatoriais, inspeções de saúde e na preparação dos militares para as longas missões.

    Durante as viagens, a demanda por serviços médicos dobra e o navio recebe o reforço de outros três médicos, sendo um cirurgião geral, um anestesista e um clínico geral, além de um oficial farmacêutico e mais cinco enfermeiros, incluindo um técnico em patologia clínica.

    Segundo nota da Marinha do Brasil ao Mobilidade Porto Alegre, o efetivo é de cerca de 2 mil militares.

    Deixe um comentário