Trensurb tem operação especial para a Expointer 2019

32
Expointer 2019 em Esteio
Foto: Artur Colombo/Arquivo Trensurb
Publicidade

De 24 de agosto a 1º de setembro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebe a 42ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer 2019.

Os nove dias de feira são, tradicionalmente, de intenso fluxo no metrô operado pela Trensurb, uma das principais opções de deslocamento até o local.

Por isso, a empresa monta um esquema especial para adequar a oferta de serviços ao aumento da demanda nos fins de semana, além de adotar medidas para melhor orientar o fluxo na Estação Esteio – situada ao lado do parque de exposições.

Publicidade
Atendimento diferenciado

O público que se deslocar de metrô para o Parque Assis Brasil contará com atendimento diferenciado. Serão tomadas medidas especiais, como o reforço no efetivo de empregados de estações e da segurança metroviária, além da instalação de cordões de isolamento, a fim de orientar o fluxo dos usuários para o acesso à Estação Esteio.

Com o intuito de garantir a informação e a comodidade dos passageiros, avisos sonoros serão emitidos, nas estações e trens, com foco nas demandas pontuais referentes à Expointer 2019 – como compra antecipada de bilhetes e orientações para o desembarque dos trens.

Ciclistas

Nos fins de semana de feira (nos dias 24, 25 e 31 de agosto e 1º de setembro), não será permitido o acesso de pasageiros com bicicletas no sistema metroviário durante todo o horário de operação.

Nos dias de semana, o acesso ao metrô com bicicletas ocorre normalmente, com liberação fora dos horários de maior movimento (das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 20h às 23h20).

Ouvidoria

A Ouvidoria da Trensurb, que normalmente funciona somente em dias úteis, terá plantão nos fins de semana de feira, das 7h às 19h. Em caso de reclamações, sugestões, dúvidas ou elogios, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3363-8477, através dos perfis da Trensurb nas redes sociais, no Facebook e no Twitter, ou pelo telefone ponto a ponto, disponível em todas as estações, com ligação direta e gratuita.

Para casos de emergência ou uso indevido do metrô a qualquer horário do dia, o passageiro deve entrar em contato pelo telefone (51) 3363-8026 ou enviar SMS para (51) 98463-9863, ambos disponíveis 24 horas por dia.

Venda de ingressos para a feira

A Trensurb está cedendo ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul espaços nas estações Mercado, Canoas e São Leopoldo específicos para a venda de ingressos para a feira. A empresa ainda aguarda a definição do Governo quanto aos horários de venda de ingressos.

Histórico de recordes

Historicamente, o período de feira é de grande movimento e quebra de recordes no metrô. Durante a Expointer 2018, de 25 de agosto a 2 de setembro, 1.303.986 passageiros utilizaram o sistema metroviário.

Isso correspondeu a um acréscimo de 113.946 (ou 9,57%) em relação à média de passageiros em período similar no mesmo ano. No dia 28 de agosto de 2018, a Trensurb transportou 201.263 passageiros, recorde no ano.

O recorde histórico de passageiros transportados em um único dia foi alcançado em 5 de setembro de 2014, também durante a Expointer: 228.250 pessoas.

Mais viagens nos fins de semana

Para dar conta do aumento de demanda, os horários nos finais de semana de feira serão especiais, como é feito anualmente.

Nos sábados, serão 245 viagens – normalmente, são 199 – e, nos domingos, 236 viagens – normalmente, são 147 -, com intervalos de sete minutos nos horários de maior movimento. Nos dias úteis, a operação é conforme as tabelas horárias normais.

Confira abaixo os horários e intervalos nos fins de semana de Expointer 2019:

Sábados (24 e 31 de agosto)

Partidas da Estação Mercado:

Partidas da Estação Novo Hamburgo:

Expointer 2019

Domingos (25 de agosto e 1º de setembro)

Partidas da Estação Mercado:

Partidas da Estação Novo Hamburgo:

Expointer 2019
Serviço

Horário de operação dos trens e do aeromóvel metrô-aeroporto: das 5h às 23h20.

Valor da passagem do metrô: R$ 4,20 (a empresa sugere que o passageiro compre a passagem de volta antecipadamente).

Intervalo mínimo entre viagens nos sábados e domingos de feira: 7 minutos (no horário aproximado das 15h30 às 20h).

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui