Trensurb homenageia os 250 anos de Porto Alegre

Trens e Estação Mercado recebem adesivagem alusiva ao 250º aniversário da capital gaúcha

640
Foto: Patrick Bragé/Trensurb
Publicidade

Na última semana, a Trensurb realizou a adesivagem dos acessos à Estação Mercado junto à Praça Revolução Farroupilha com uma arte que homenageia os 250 anos de Porto Alegre – que serão completados em 26 de março. Na segunda-feira (14/03), o diretor-presidente da empresa metroviária, Pedro Bisch Neto, e o diretor de Administração e Finanças, Geraldo Luís Felippe, foram recebidos pelo prefeito da capital, Sebastião Melo, no Paço Municipal. Na ocasião, os diretores entregaram ao prefeito um portfólio que apresenta as ações comemorativas da Trensurb, incluindo a intervenção na Estação Mercado.

A arte utiliza a marca comemorativa adotada pela Prefeitura de Porto Alegre, bem como uma imagem cedida pelo fotógrafo Valério Ayres – que já realizou exposição na Galeria Mário Quintana, na Estação Mercado -, retratando o pôr do sol do Guaíba, símbolo da cidade ao qual a marca institucional também faz referência.

Conforme o diretor-presidente Pedro Bisch Neto, “a Trensurb está se somando a esse espírito de revitalização da cidade e comemoração desse importante aniversário”. O prefeito Sebastião Melo, por sua vez, afirma: “A Trensurb é parceira da prefeitura nas grandes causas da cidade. E agora presenteia Porto Alegre ao se incorporar à celebração para elevar a alma da cidade”.

Publicidade
Mercado 250
Foto: Hélio Silva/Trensurb

Ações adicionais

Além da Estação Mercado, todos os 40 trens da Trensurb receberam, em suas máscaras – a parte frontal externa -, adesivos comemorativos aos dois séculos e meio celebrados pela capital neste mês.

Também às vésperas do aniversário de 250 anos de Porto Alegre, em fevereiro, a Trensurb concluiu a pintura do muro que separa a Avenida Mauá da via do metrô no trecho entre a Rodoviária e o pórtico de acesso ao Cais. Desse modo, a empresa buscou apoiar a iniciativa da Prefeitura em revitalizar o Muro da Mauá e qualificar o Centro Histórico. O trecho inicial entre o pórtico do Cais e a Estação Mercado havia sido pintado em outubro do ano passado. Já o serviço entre as estações Mercado e Rodoviária foi executado entre 7 e 12 de fevereiro. O projeto é da arquiteta Aline Fuhrmeister e a escolha das tintas, em tons de verde, levou em consideração as tonalidades já utilizadas no muro, bem como a integração da estrutura com o ambiente. O investimento total foi de cerca de R$ 110 mil.

Homenagem em versos

Em 26 de março, no aniversário de Porto Alegre, a empresa metroviária também irá publicar em seus perfis nas redes sociais um poema do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, comemorando os 250 anos da capital. Intitulada A monarquia dos pássaros, a poesia é livremente inspirada no Centro Histórico da cidade e está reproduzida a seguir:

A monarquia dos pássaros

A cidade dorme, encantada
nas pálpebras dos seus anjos.
Uma caligrafia de águas
desenha o alfabeto dos sonhos.
Pombas de várias nacionalidades
aterrissam no chafariz.
Grandes penhascos abdominais
derramam no mármore
os corpos suados na pedra.
Sinos, arcos, portas, fachadas
sinalizam a negra monarquia dos pássaros.
Horas de mofo e abandono
guardam pântanos luarentos
infestados de cimento e pó.
Gárgulas petrificam homens
mulheres e crianças
nos relevos da substância lunar.
Sobrados ruminam sombras
do último banquete solar.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui