Trensurb está na lista de privatizações do Governo Federal

Entre as estatais que serão privatizadas pelo Governo Federal traz a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), que opera o metrô de Porto Alegre.

A Trensurb faz parte da lista de empresas públicas federais que precisam receber dinheiro do Tesouro anualmente, pois não geram receita capaz de custear suas despesas, como a folha de pagamento.

A Trensurb foi incluída em maio no Programa Nacional de Desestatização. A ideia do Governo Federal é fazer o leilão da Trensurb no segundo semestre de 2021.

Na prática, o Governo Federal vai deixar de fazer a gestão da empresa e passar o comando para o governo estadual, que poderá conceder os serviços à uma empresa privada.

Na justificativa para repassar a Trensurb, o Governo Federal alegou que ela presta serviço estadual, apesar de receber verba federal, e que a qualidade do serviço prestado está deficiente por limitações legais e orçamentárias.

A empresa recebeu R$ 425 milhões da União em 2018. O grau de dependência dela do Tesouro Nacional é de 65%. A empresa possue 1.112 funcionários.

1 comentário em “Trensurb está na lista de privatizações do Governo Federal”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile