Os trabalhos de drenagem e limpeza das estações da Trensurb em Porto Alegre estão em pleno andamento. Nesta quinta-feira (13/06), iniciou-se a drenagem da Estação Rodoviária, com apoio da Petrobras.
Essa etapa sucede a drenagem de 10,3 milhões de litros de água da Estação Mercado, realizada anteriormente. A Petrobras forneceu equipamentos e equipe para ambas as operações.
Após a drenagem, a limpeza da Estação Mercado, que já começou com a retirada de lixo dos acessos, será retomada na sexta-feira por uma empresa especializada para a remoção de lodo e detritos.
Na Estação Rodoviária, além da limpeza pós-drenagem, a Trensurb, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, vai garantir a segurança e agilizar a limpeza do túnel subterrâneo que conecta a estação à Rua da Conceição, esquina com a Avenida Júlio de Castilhos.
Esta parceria foi formalizada em uma reunião entre a direção da Trensurb e o prefeito Sebastião Melo.
Além da limpeza do túnel, o encontro definiu um trabalho conjunto para a recuperação da casa de bombas da Trensurb, danificada pela enchente.
Uma vez recuperada, a estrutura será gerida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre.
O diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, destacou a importância do diálogo para agilizar a retomada dos serviços.
Ele mencionou a colaboração para restabelecer a casa de bombas e a drenagem, facilitando o processo de reabertura.
O prefeito Sebastião Melo ressaltou que o funcionamento do metrô é vital para a vida social e econômica da cidade e propôs uma governança colaborativa para restaurar rapidamente a operação dos trens.
Com as condições melhoradas, a Trensurb ampliou a oferta de operação emergencial do metrô na quinta-feira (13).
Os intervalos entre viagens foram reduzidos de 35 para 20 minutos e o horário de operação estendido até as 21h.
Também foi eliminada a necessidade de transbordo na Estação Unisinos, permitindo a circulação em via dupla entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo.
Estas mudanças visam atender a crescente demanda de passageiros desde o início da operação dos Trilhos Humanitários da Trensurb em 30 de maio, que já transportou 288,5 mil usuários.