Aplicativo da Trensurb tem atualização e melhorias

Aplicativo para smartphones Android agora detecta estação mais próxima e mostra também em sua página inicial a estimativa de tempo de chegada dos próximos trens

359
Trensurb Norte
Foto: Divulgação/Trensurb
Publicidade

Disponível para smartphones Android, o aplicativo Trensurb Mobile recebeu atualização nesta semana, passando a contar com novas funcionalidades. A principal delas é que a página inicial do aplicativo, além de apresentar a situação operacional do metrô, agora também exibe quais serão os dois próximos trens a chegarem à estação mais próxima e qual sua previsão de chegada.

O aplicativo identifica automaticamente qual é a estação mais próxima por meio da localização do aparelho, porém é possível também selecionar qualquer uma das 22 estações da linha. Anteriormente, era necessário acessar o menu “Informações das Estações” e abrir a página de cada estação para consultar a estimativa de tempo de chegada dos próximos trens.

Além disso, agora, o Trensurb Mobile também memoriza o sentido selecionado pelo usuário para exibição das informações dos próximos trens. “Assim, se uma pessoa embarca no início do dia numa estação e ao final do dia em outra, em sentido contrário, bastará abrir o aplicativo que ele já abrirá na estação e sentido selecionados anteriormente pelo usuário”, explica Nicácio Mendonça, analista de sistemas da Trensurb, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

Publicidade

Outras melhorias incluem o aumento da precisão do cálculo, em tempo real, para o tempo de partida dos trens das estações terminais – bem como para sua chegada às demais estações no trajeto – e a exibição de ícones que indicam se, no momento, o trem está em movimento em direção a uma estação ou parado junto a uma plataforma. Por exemplo, na imagem abaixo, os trens estão chegando à Estação Aeroporto, no sentido Novo Hamburgo – Mercado, e o trem 238 está parado na Estação Niterói, enquanto o 113 está se deslocando até a estação Canoas (tocando-se na sigla da estação é exibido o seu nome):

Conforme Nicácio Mendonça, as novidades no aplicativo atendem a solicitações dos usuários, registradas por meio de comentários na loja de aplicativos onde o Trensurb Mobile está disponível.

Produzido internamente por profissionais da empresa metroviária, o aplicativo está disponível para smartphones com o sistema operacional Android, nos idiomas português, inglês e espanhol. O Trensurb Mobile fornece também informações como a situação operacional do metrô, localização dos trens em tempo real, mapa da linha, tempo de viagem, tabela horária dos trens, dados sobre tarifas, canais de atendimento e notícias. Em caso de alterações na situação operacional do metrô, como paralisações parciais ou totais, o aplicativo envia uma notificação ao usuário.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui