Travessia da Orla é entregue ao público no Parque Marinha do Brasil

889
parque marinha do brasil
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

Nesta quarta-feira, 11 de outubri, frequentadores do Parque Marinha do Brasil receberam um passeio pavimentado para pedestres e ciclistas, além de novos equipamentos de lazer. O trajeto, que une a Avenida Borges de Medeiros com a Edvaldo Pereira Paiva, em continuidade à Rua Cecília Meireles, foi denominado de Travessia da Orla. A entrega da obra, realizada em parceria com o Shopping Praia de Belas, teve as presenças do prefeito Sebastião Melo, do vice-prefeito, Ricardo Gomes, secretários e convidados.

“O serviço público, sozinho, não dá conta de resolver as necessidades de uma cidade, estado ou país. Queremos agradecer por esta contrapartida, que trará mais vida na ligação da Borges com a nossa belíssima Orla. O setor privado tem essa capacidade de ajudar a qualificar os espaços públicos”, disse o prefeito Sebastião Melo.

O trajeto possui oito metros de largura, sendo quatro para ciclistas e outros quatro para pedestres. Há playground para as crianças, com balanço e escorregador, bicicletário e ponto de apoio para ciclistas, além de um cachorródromo com bebedouros, dividido para cães de pequeno e grande porte. A Travessia da Orla conta ainda com pórticos, jardins e mobiliário como lixeiras e bancos.

Publicidade

“Saúdo a iniciativa de fazer essa conexão com o principal cartão-postal de Porto Alegre. Temos espaços de caminhabilidade que qualificam e garantem segurança para os espaços públicos da nossa cidade”, complementou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Contrapartida

A iniciativa é fruto da obrigação legal do Shopping Praia de Belas em instalar uma ciclovia. Além de cumprir a determinação, o empreendedor ofereceu, como doação, um caminho de integração entre as duas vias, com várias intervenções de lazer para os usuários do parque.

“Queremos que a população aproveite ao máximo o espaço. Além da obra, nos comprometemos a implementar a iluminação e a realizar a ativação dos espaços com escolinhas de patinação e lojas parceiras do shopping”, informou Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi S.A.

Passeios externos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade também finalizou as obras dos passeios externos do Parque Marinha do Brasil, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. São dois trechos, junto ao meio-fio, de 300 metros cada, a partir da rua Nestor Ludwig em direção à pista de skate.

Os recursos financeiros são oriundos do governo federal e contemplam, ainda, a instalação de lixeiras, bancos com encosto e rampas de acessibilidade, com contrapartida do município.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui