Um dos principais acessos entre Taquara e Parobé, na chamada “Estrada Velha”, a ponte sobre o Rio Paranhana voltou a ter o seu trânsito liberado na sexta-feira, dia 12 de junho de 2020, após a conclusão de uma obra para conserto de problemas estruturais constatados em setembro de 2019. A novidade é que agora o tráfego só é permitido para veículos leves.
Fazendo divisa entre Taquara e Parobé, a ponte sobre o Rio Paranhana precisou ser interditada há oito meses, após a Defesa Civil das duas cidades ter observado o surgimento de danos na estrutura de concreto da ponte, como o deslocamento na sua rampa de acesso, entre outros.
Desenvolvido pelas prefeituras de Taquara e Parobé, o projeto de reforma da ponte que faz divisa com as duas cidades incluiu um reforço com chapas de aço, religando a viga que rompeu, a elevação da chapa ao mesmo nível da estrutura cedida e a instalação de um pórtico de entrada.
Durante o ato simbólico de entrega da ponte, o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, elogiou a dedicação e a pontualidade do prefeito de Parobé, Diego Picucha, em cumprir com cada um dos projetos prometidos a sua população, além de destacar a importância do trabalho conjunto entre os prefeitos para o desenvolvimento de uma região.
“Nós temos que, de uma forma conjunta, trabalhar a nossa região. Nenhum de nós é uma ilha que vive sozinho, ou que é auto suficiente e faz tudo, sem precisar dos outros. E esta visão que o Diego está trazendo eu também sempre defendi. De que nós, prefeitos, temos que ser amigos e, mais do que amigos, temos que ser parceiros, independente da sigla partidária”, destacou o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho.
Para o prefeito Diego Picucha, a parceria entre as duas cidades foi fundamental para a execução das obras e a solução do problema em um curto período de tempo, além da divisão dos custos. Já que o convênio entre as duas cidades possibilitou a contratação de uma empresa para executar a obra.
“Depois de oito meses de espera da comunidade conseguimos a execução dessa obra em tempo recorde. Tínhamos o compromisso de devolver essa importante via de deslocamento para a comunidade, pois sabíamos do enorme transtorno que esse bloqueio causava a comunidade. Agora a ligação entre nossas cidades por esta ponte é novamente possível”, conclui o prefeito de Parobé.
As obras de revitalização da ponte sobre o Rio Paranhana, iniciada no dia 22 de maio, foi executada pela empresa R. A. Estruturas Metálicas e teve um custo de R$ 29.297,60. Também foram promovidas diversas melhorias na sinalização e segurança da travessia, que agora passa a ter a limitação de três metros de altura e de peso para até 3.500 quilos para a travessia dos veículos.