Tarifa Zero: Prefeitura de Parobé garante transporte público gratuito à população

2839
Foto: Prefeitura de Parobé
Publicidade

O transporte público em Parobé é gratuito para toda a população a partir desta quarta-feira, 23 de março de 2022. O anúncio da novidade foi feito para a comunidade e autoridades na noite de terça-feira, 21 de março, pelo prefeito Diego Picucha, durante a apresentação do Parobé pra Frente 3, um programa que reúne ações, projetos e investimentos da Administração Municipal, que já ocorreram, estão em andamento ou ocorrerão em breve.

Durante o lançamento do Tarifa Zero, que aconteceu no Parque do Festejando, o prefeito apresentou os três ônibus que farão o transporte da comunidade. O benefício é uma conquista da Administração Municipal, que firmou contrato emergencial com uma nova empresa de transporte público, garantindo a gratuidade da tarifa dos ônibus para os cerca de 60 mil moradores da cidade, além de visitantes, acabando com um problema histórico do município com o transporte público.

Parobé se torna assim uma das pioneiras no país a oferecer transporte público gratuito para a sua comunidade. Segundo estimativas, apenas cerca de 20 municípios em todo o Brasil oferecem esse benefício para toda a comunidade. Os ônibus de Parobé contam com acessibilidade, ar-condicionado e possuem média de 10 anos de uso.

Publicidade

Além da gratuidade de tarifa, uma outra grande conquista do município foram os novos trajetos traçados de linhas, de forma que será possível atender de forma mais eficiente os passageiros da área urbana e rural da cidade em pontos estratégicos espalhados pelo município.

Economia que possibilitou o investimento em mobilidade

O prefeito destaca que a economia gerada na redução de secretarias municipais, no valor gasto em diárias pela Administração em relação a gestões anteriores, além de outros ajustes de gastos, possibilitou o investimento no contrato emergencial que será de cerca de R$ 70 mil mensais por um semestre.

“Essa foi uma ação planeja por muitos meses. Pesquisamos modelos de isenção implantadas na Europa, como Luxemburgo, primeiro país a ter transporte gratuito no mundo, e também em cidades do Brasil, como Vargem Grande Paulista, onde fomos no início do ano conhecer e aprender pessoalmente com a experiência da cidade paulista. Nosso compromisso é o de oferecer um transporte de qualidade e gratuito para a nossa comunidade, em especial para as pessoas que dependem diretamente das linhas dos ônibus para se deslocarem para o trabalho. Da mesma forma, a tarifa zero irá gerar economia para os passageiros e empresas, o que reduz a despesa com o vale transporte, auxiliando a força produtiva de nosso município e podendo atrair ainda mais empresas para nossa cidade”, destaca o prefeito Diego Picucha.

O prefeito destaca ainda que para utilizar o transporte não é necessário cadastro prévio nem a apresentação de qualquer documento. “Ainda teremos a presença da catraca nestes seis meses, em que estaremos avaliando o fluxo de pessoas utilizando o serviço isento. Nossa ideia é que, a partir deste contrato emergencial de seis meses, tendo um retorno positivo da iniciativa, possamos licitar o serviço em longo prazo”, finaliza.

Novos itinerários de linhas urbanas e rurais de ônibus de Tarifa Zero de Parobé

Observação: sujeito a alterações

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui