Sinalização de novo binário da Zona Norte de Porto Alegre

215
Foto: EPTC/Divulgação/PMPA
Publicidade

A Prefeitura deu início à sinalização do novo sistema viário binário da Zona Norte da capital. O projeto consiste em duas vias paralelas com sentidos opostos e tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na região, especificamente na Avenida Bernardino Silveira Amorim e Rua José Ferreira Jardim.

Localizado no bairro Santa Rosa de Lima, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

As vias incluídas no sistema são utilizadas como rota de veículos de carga da Região Metropolitana, que seguem em direção ao Porto Seco através da BR-290. Além disso, o trajeto também serve como alternativa de ligação entre Porto Alegre e Alvorada, com aproximadamente 40 mil veículos circulando diariamente na região, entre 7h e 20h.

Publicidade

O objetivo principal do projeto é melhorar a fluidez do tráfego e proporcionar maior segurança tanto para pedestres quanto para motoristas. Isso será alcançado por meio de reordenamento, ajustes na geometria das vias e melhoria da sinalização. A ideia é reduzir cruzamentos e áreas de conflito, visando a diminuição de acidentes de trânsito.

Com a implantação do sistema binário, a Avenida Bernardino Silveira Amorim terá sentido único a partir da Avenida Caldeia até a Avenida Bernardino Silveira Pastoriza, no sentido Centro-bairro. Já a Rua José Ferreira Jardim terá mão única desde a Rua Pero Lobo Pinheiro até a Caldeia, no sentido bairro-Centro.

A Avenida Caldeia passará a ter sentido único desde a Rua José Ferreira Jardim em direção à Bernardino. Além disso, a Rua José Alípio da Silva terá inversão de sentido e passará a circular em mão única a partir da Avenida Bernardino Silveira Amorim até a Rua José Ferreira Jardim, seguindo com mão dupla até a Rua Ariosto Vieira Marques.

Espera-se que o sistema binário proporcione a sincronização semafórica e melhore o fluxo do transporte coletivo. O principal benefício esperado é a redução das filas na Avenida Bernardino Silveira Amorim, que atualmente impactam a Avenida Assis Brasil, principal acesso da Região Metropolitana à Zona Norte da capital.

A implantação da sinalização está em andamento e seguirá um cronograma para evitar conflitos na circulação de veículos. A previsão é que seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano. A equipe da EPTC está instalando postes para os novos semáforos, removendo a sinalização antiga e instalando a sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura), incluindo novas travessias de pedestres, demarcação de sentido e o novo desenho das vias.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui