Desde a retomada de suas atividades em 7 de junho, após uma inundação que paralisou as operações por 41 dias, a Rodoviária de Porto Alegre enfrenta uma série de desafios, principalmente pela falta de energia elétrica na área de venda de passagens interestaduais. A denúncia foi feita pelo “g1 RS“.
A situação tem gerado insegurança e dificuldades tanto para passageiros quanto para funcionários das empresas de transporte.
A operação do terminal foi reduzida para o horário das 6h às 21h. A concessionária responsável, Veppo, e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) estão trabalhando juntos para restaurar totalmente a operação.
As vendas de passagens têm ocorrido de forma improvisada, com funcionários vendendo bilhetes fora dos guichês e sem infraestrutura adequada, como mesas, cadeiras ou tomadas para equipamentos eletrônicos.
Essa precariedade tem levado a queixas de passageiros, que enfrentam dificuldades para encontrar os pontos de venda e sentem-se inseguros à noite.
A situação também afeta os trabalhadores, que relatam condições de trabalho inadequadas. Apesar dos desafios, é possível comprar passagens online e o número de horários de viagem deve ser ampliado gradualmente.