Rio Grande recebe ônibus urbano zero km para compor a frota do transporte coletivo

222
ônibus rio grande
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (11/10), a Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), realizou a entrega do novo ônibus urbano zero km. Sendo o 14° ônibus entregue para compor a frota do transporte coletivo municipal visando uma melhor qualidade do serviço para a comunidade rio-grandina.

A nova aquisição possui a tecnologia sustentável Euro 6, que pode reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. Além disso, o mais recente material contempla o valor de aproximadamente R$14 milhões feitos em investimento entre ônibus, bilhetagem, equipamentos, tecnologia e estrutura física

O prefeito, Fábio Branco, destaca a relevância da nova aquisição para a comunidade rio-grandina. “É importante que transporte coletivo seja atrativo novamente, com equipamentos de melhor qualidade, menos barulho e, principalmente, com o propósito da sustentabilidade, pois são ônibus com menos emissões de carbono. Passamos por um momento difícil, então agora estamos no processo de recuperação, com mais ofertas de horários e melhor sistema, para que possamos ter uma operacionalidade e controle melhor do poder público na fiscalização”, diz Branco.

Publicidade

O ônibus possui a certificação da tecnologia EURO6, ou seja, possui sistemas especiais como a Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR) integrados, que ajudam a reduzir substâncias nocivas, como óxidos de nitrogênio e partículas sólidas, prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Além disso, o ônibus também conta de outras tecnologias como o filtro Arla 32, o Filtro de Partículas Diesel (DPF) e o Catalisador por Oxidação Diesel (DOC), que tornam a queima do combustível mais limpa.

“A Transpessoal está investindo forte no Sistema Rio Grande e nós só temos a agradecer por entregar essa nova tecnologia, esse novo veículo com menos poluição, menos consumo de combustível e menos ruído interno. Neste período, realizamos a entrega de 14 ônibus 0 km, então é uma grande mudança de realidade para os usuários com ônibus mais modernos e confortáveis”, destaca o secretario da SMMAS, Anderson Castro.

Aplicativo “Cartão Rio Grande”

Os usuários do transporte público rio-grandinos além de terem novos ônibus modernos, também podem usufruir da tecnologia na prática ao acessar o aplicativo oficial do transporte coletivo “Cartão Rio Grande”, que está disponível para iOS e Android. Dentre as ferramentas no aplicativo estão a possibilidade de recarregar o novo cartão do transporte coletivo sem sair de casa, utilizando crédito ou débito como forma de pagamento. Além disso, a plataforma também permite que o usuário possa usufruir de uma série de recursos, como conferir o deslocamento do ônibus em tempo real, checar a tabela completa de horários de todas as linhas e verificar o saldo atual do cartão do usuário.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui