Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, iniciam as obras de revitalização da pista de corrida do Parque Ramiro Souto, próximo ao Auditório Araújo Vianna, no Parque da Redenção. O espaço, gerido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), ficará fechado até o fim de março para os trabalhos.
Com área de 14 mil metros quadrados, a pista de carvão compactado receberá melhorias na drenagem, além de nova acessibilidade, acessos e reforço na sinalização. As intervenções incluem ainda blocos de concreto pré-moldados e barras e estruturas metálicas para exercícios, pista de salto em distância com piso sintético e caixão de areia para aterrissagem e pódio.
O Ramiro Souto também terá bebedouros, bancos em blocos pré-moldados vazados, floreiras, guarda-volumes e ganchos para armazenamento de pertences dos atletas, como mochilas e roupas. O projeto e a execução foram doados pela Vulcabras Calçados, por meio da marca Olympikus.
“É um local importante para a prática de esportes em Porto Alegre, e seus frequentadores merecem receber esta qualificação”, pondera a titular da Smelj, Débora Garcia. “A cidade aceitou o desafio da gestão e tem colaborado com o desafio para tornar os espaços mais qualificados e bonitos”, completou a titular da pasta de Parcerias, secretária Ana Pellini.
“Olympikus é uma marca que completa 50 anos em 2025 e foi fundada no Rio Grande do Sul, por que não tornar a vida dessa comunidade ainda melhor?”, complementou Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.
Além da Smelj, a Secretaria Municipal de Parcerias e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) trabalham juntas no processo de revitalização da área.