Redução significativa de assaltos a ônibus: modelo de segurança do transporte público em Porto Alegre

547
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

O Fórum Transporte Seguro divulgou um balanço dos assaltos a ônibus na capital, registrando um total de 15 assaltos de janeiro a maio.

No mês de maio, ocorreram oito assaltos em três linhas de ônibus específicas.

O controle e combate a assaltos no transporte coletivo urbano de Porto Alegre têm apresentado resultados positivos, com uma diminuição significativa no número de ocorrências anuais.

Publicidade

Em 2022, foram registrados 40 assaltos, enquanto em 2021 foram 61.

Segundo os especialistas do Fórum, os terminais e paradas de ônibus são considerados os principais pontos de insegurança para os usuários do transporte público.

Recomenda-se que os passageiros evitem ficar expostos por muito tempo nas paradas, antecipando sua chegada com o auxílio de aplicativos que fornecem informações sobre o tempo de espera dos ônibus.

Fagno Ferreira Da Costa, Assessor de Comunicação, Relações Institucionais e Comunitárias do consórcio Mob-Mobilidade em Transportes, destaca a importância dessas medidas.

O Fórum Transporte Seguro é uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades relacionadas ao transporte coletivo.

O grupo se reúne mensalmente com o objetivo de promover ações integradas para reduzir o número de ocorrências.

O coordenador de Fiscalização de Transporte da EPTC, Adailton Maia, um dos responsáveis pelo fórum, afirma que o objetivo é eliminar completamente as ocorrências de assaltos a ônibus, garantindo a segurança dos passageiros durante os trajetos.

O próximo passo será realizar fiscalizações nos terminais e paradas de ônibus, em colaboração com os órgãos competentes.

Devido ao sucesso do modelo de segurança adotado em Porto Alegre, outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm se inspirado para lidar com o aumento de assaltos em seus sistemas de transporte.

Os dados mostram uma diminuição constante no número de assaltos a ônibus desde 2016. Naquele ano, foram registrados 915 assaltos, enquanto em 2021 foram contabilizadas apenas 61 ocorrências.

Em 2022, o número caiu ainda mais, com 40 assaltos registrados, e nos últimos dois meses do ano não houve nenhum caso.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui