Obras do Quadrilátero Central começam na segunda, dia 13

1180
Central Porto
Foto: César Lopes/PMPA
Publicidade

As obras do Quadrilátero Central começam na segunda-feira, 13 de junho de 2022, às 8h. Calçadas, pavimentação e mobiliários modernos darão novos ares à Avenida Otávio Rocha. O trecho entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores receberá a recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.

A estruturação do canteiro de obras na Avenida Borges de Medeiros está 80% concluída e dentro do cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). A remoção das bancas de revistas e floristas da Avenida Otávio Rocha ocorreu na segunda-feira, 6 de junho, movimento necessário, pois a obra irá recuperar o espaço que era ocupado pelos comerciantes. Os comerciantes já estão atendendo no Largo Glênio Peres, entre o Chalé da Praça XV de Novembro e o Terminal Parobé. Os floristas e as bancas de revistas retornarão aos seus pontos originais e receberão novos equipamentos, alinhados com a proposta do projeto de revitalização.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, ressalta que os 90 dias previstos para a intervenção no primeiro trecho não representam todo esse tempo de impacto. “É importante ter em mente que a obra não ficará o tempo todo na frente das suas casas ou dos seus comércios. O transtorno é inevitável, porém transitório. Trabalharemos em etapas, atuando em pontos específicos e avançando de acordo com a finalização das áreas”, afirma.

Publicidade

Flores comenta que a Otávio Rocha foi escolhida como ponto de partida para a revitalização por ser um trecho onde há menos intervenções do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o que possibilita avançar com mais velocidade. “É um local muito importante porque, além das calçadas, há mudanças no mobiliário urbano, o que inclui iluminação, bancos, além das bancas de revistas e flores’’, explica.

Obra do Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza mais uma etapa da obra de substituição de 4,5 mil metros de redes de abastecimento de água no Quadrilátero Central na terça-feira, 14 de junho. Será executada a continuação de serviços pontuais na Otávio Rocha, esquina com a Vigário José Inácio e esquina com a Doutor Flores, com escavação para implantar 22 metros de rede e instalação de registros e entroncamentos. A primeira etapa dessas ações ocorreu no dia 1º de junho. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Para a execução dos serviços, a partir das 8h, parte dos bairros Bom Fim, Centro Histórico, Floresta e Independência poderão ter desabastecimento devido às intervenções. A previsão é de normalizar o abastecimento durante a noite de terça.

Trânsito e transporte

A intervenção na Avenida Otávio Rocha prevê bloqueio na via entre a Doutor Flores e a Vigário José Inácio. Os táxis e a linha 50.2 IAPI não poderão acessar o local. A lotação seguirá com o terminal no mesmo local, mas ao chegar na Otávio Rocha seu itinerário desvia pela Doutor Flores, Praça Rui Barbosa, Avenida Mauá, Largo Visconde do Cairu, Praça Parobé, Rua Marechal Floriano até chegar ao terminal.

Ao todo, serão R$ 16 milhões em investimentos com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) destinado ao programa Orla POA. O projeto executivo foi elaborado pela ENCOP Engenharia.

Após a conclusão do Quadrilátero Central, a reforma deve avançar para a Rua Marechal Floriano Peixoto, alcançando uma parte da Voluntários da Pátria, seguindo depois para a Rua dos Andradas. No total, a obra será subdividida em 18 intervenções. A revitalização da região central conta com apoio das secretarias de Serviços Urbanos e Administração, além da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Dmae.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui