Prefeitura de Canoas inicia pesquisas do Plano de Mobilidade

A Prefeitura de Canoas iniciou, nesta semana, mais uma das etapas do Plano de Mobilidade, que é o projeto piloto das pesquisas que serão feitas junto aos moradores da cidade.

Agentes identificados por coletes amarelos, com o logotipo da Prefeitura de Canoas, estão fazendo o levantamento em residências da região central do município.

Os questionários vão integrar o diagnóstico que o Plano de Mobilidade fará sobre como o cidadão se desloca em Canoas e apontará soluções para o trânsito e o transporte.

O Plano de Mobilidade servirá para investimentos melhores e mais eficazes por parte da Prefeitura de Canoas e promoverá a melhoria operacional para a empresa que vencer a licitação do transporte coletivo.

O prefeito Luiz Carlos Busato destaca que esse é mais um passo para na qualificação da mobilidade do canoense. “Já renovamos a frota dos ônibus, estamos trabalhando para melhorar a pontualidade, lançamos um aplicativo para o usuário e agora nos preparamos para fazer uma grande intervenção urbana. Vamos recuperar 90 quilômetros de vias, com priorização do transporte coletivo, vamos revitalizar o Centro e o terminal Mathias Velho e também construiremos 40 quilômetros de ciclovias.”

Próximas etapas do Plano de Mobilidade

Todo o processo do Plano de Mobilidade Urbana envolverá oito meses de trabalho e de estudo. Já começou o levantamento visual dos ônibus, para observação do volume de passageiros em diferentes faixas horárias, e o projeto piloto das pesquisas domiciliares.

Ao todo, serão realizadas 2.300 pesquisas em residências nos quatro quadrantes. O questionário também poderá ser respondido por qualquer cidadão pela internet.

Nos próximos dias, terão início as próximas fases do Plano de Mobilidade Urbana de Canoas. Entre as ações que serão desenvolvidas estão audiências públicas, a abordagem de veículos em várias saídas e acessos à cidade, o levantamento sobre como circulam veículos de carga, o estudo de 30 cruzamentos do município e a pesquisa de “preferência declarada”, onde os cidadãos poderão falar sobre quais modais de transporte preferem.

A expectativa é que a apresentação das primeiras conclusões do estudo ocorre em dezembro deste ano. A conclusão do Plano de Mobilidade Urbana de Canoas será no começo de 2020.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.