Porto Alegre tem 147 lombadas físicas instaladas em 2025

A Prefeitura de Porto Alegre instalou 147 lombadas físicas entre janeiro e dezembro de 2025, ampliando de forma significativa as intervenções voltadas à redução de velocidade e prevenção de sinistros de trânsito na cidade.

O resultado é reflexo de um conjunto de ações implementadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ao longo do ano, com destaque para o novo convênio de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Porto Alegre no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • “Intensificamos ações voltadas à redução dos sinistros de trânsito e, com o convênio firmado com a SMSUrb, os resultados foram praticamente imediatos, permitindo quase dobrar o número de intervenções em relação ao ano anterior”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

    Também contribuíram para o número as demandas encaminhadas pelo Ministério Público, registros do atendimento ao cidadão e solicitações apresentadas nas reuniões dos Fóruns Regionais do Orçamento Participativo (Frop).

    Avaliação

    Como o serviço depende de critérios técnicos específicos, nem todas as solicitações resultam na implantação das estruturas. As demandas são avaliadas pela equipe técnica da EPTC, que analisa cada ponto e define a solução mais adequada, conforme as características da via.

    A instalação de lombadas físicas é recomendada, principalmente, para locais com histórico de excesso de velocidade e registros de sinistros, além de áreas com grande circulação de pedestres, como regiões residenciais e zonas escolares. O objetivo é reduzir de forma efetiva a velocidade dos veículos, sempre com base em análise técnica que considera segurança viária e fluidez do trânsito.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile