A Prefeitura de Porto Alegre apresentou 104 novos ônibus zero quilômetro que passaram a integrar a frota do transporte coletivo da capital em 2025. Essa entrega faz parte do Programa Mais Transporte, iniciado em 2022, que renovou 45% da frota nos últimos quatro anos. O programa demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualificação do serviço oferecido à população e com a sustentabilidade ambiental.
Desde o início do programa, Porto Alegre incorporou 538 novos ônibus à frota: 108 em 2022, 137 em 2023, 189 em 2024 e 104 em 2025. Todos os veículos contam com tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. Além disso, possuem ar-condicionado e recursos de acessibilidade, garantindo mais conforto, segurança e inclusão aos usuários.
O prefeito Sebastião Melo destacou que os ônibus novos proporcionam mais conforto aos passageiros e reduzem custos com combustível e manutenção. Ele ressaltou ainda a compra de outros cem ônibus totalmente elétricos, financiados pelo BNDES, reforçando o incentivo ao uso do transporte coletivo como forma de promover a sustentabilidade.
Investimentos e melhorias na mobilidade urbana de Porto Alegre
A modernização da frota em Porto Alegre resulta de um investimento superior a R$ 500 milhões realizado pelos concessionários privados do transporte coletivo. A entrada dos novos ônibus em circulação em todas as regiões da cidade reduziu a idade média da frota para seis anos, ante oito anos em 2021.
Atualmente, 1.023 veículos possuem sistema de refrigeração, o que representa 96% da frota operacional de 1.072 veículos em dias úteis. Aos finais de semana, todos os ônibus circulam com ar-condicionado, aumentando o conforto dos usuários.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que o processo de renovação avança mesmo diante dos desafios causados pela tragédia climática e os reflexos da pandemia. Por meio do Programa Mais Transporte, Porto Alegre investe em infraestrutura, com a reforma de 11 terminais e estações de corredor, qualificação de mais de mil pontos de parada, aumento do número de viagens e início da eletrificação da frota.
Ações estruturantes para melhorar o transporte público em Porto Alegre
Além da renovação da frota, a Prefeitura de Porto Alegre implementa diversas ações para melhorar a experiência dos usuários. Entre elas, destacam-se as três linhas 100% elétricas do projeto piloto e a ampliação dos abrigos de ônibus, em parceria com a Eletromidia, com mais de mil módulos instalados.
O lançamento do aplicativo TRI GPS permite acompanhar em tempo real a localização dos veículos, facilitando o planejamento das viagens. Novas formas de pagamento, contratos de manutenção dos terminais e estações de corredores, qualificação dos terminais de bairro e o projeto Abrigo Amigo também contribuem para tornar os pontos de ônibus mais acolhedores e seguros, especialmente para usuários do transporte público noturno.
Ônibus elétricos e financiamento para a mobilidade sustentável em Porto Alegre
Em 5 de dezembro, a Prefeitura sancionou a Lei nº 14.397, autorizando a contratação de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de até R$ 447,7 milhões. Esse financiamento, vinculado ao Novo PAC Seleções, permitirá a aquisição de 100 ônibus elétricos de diferentes modelos e a implantação de estações de recarga de alta capacidade, essenciais para a operação da nova frota.
Os veículos serão financiados pela Prefeitura com pagamento por meio do modelo de subvenção econômica, que retira o custo da depreciação do capital do cálculo da tarifa, beneficiando diretamente os usuários do sistema.
Com essas iniciativas, Porto Alegre avança na construção de um transporte público mais moderno, eficiente e sustentável, alinhado às necessidades da população. A administração municipal consolida seu compromisso com uma mobilidade urbana inteligente e segura.
Programa Mais Transporte e o futuro do transporte coletivo em Porto Alegre
O Programa Mais Transporte, criado em 2022, tem como objetivo qualificar o serviço aos usuários, garantir sustentabilidade financeira, eficiência operacional e transparência nas informações do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).
A renovação da frota, os investimentos em infraestrutura e as ações estruturantes refletem o esforço de Porto Alegre para oferecer um transporte coletivo de qualidade, que atende às demandas atuais e futuras da população, promovendo inclusão, conforto e sustentabilidade.
Porto Alegre demonstra que investir em mobilidade urbana sustentável contribui para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento da cidade como um todo.
