Porto Alegre recebe mais de 130 novos abrigos de ônibus em 2022

256
Pontos
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

Em 2022, Porto Alegre ganhou abrigos de ônibus mais modernos graças a uma parceria público-privada, sem ônus para o município. A concessão assinada entre a Prefeitura e a Eletromidia prevê que, até 2027, sejam instaladas 1.507 estruturas com vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Ano passado, mais de 130 foram instalados, 50 deles com painel fotovoltaico. Além disso, foram realizadas 2.158 ações de manutenção preventiva e limpeza. 

“Dentro do Programa Mais Transporte, a qualificação da infraestrutura de embarque e desembarque de passageiros é parte fundamental. Os novos abrigos estão nos ajudando a dar mais conforto aos usuários do transporte”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A forma de remuneração do contrato para o parceiro privado é a exploração publicitária, que ocorre por meio de painéis colocados próximo aos abrigos. No total, já foram instalados 73 Mobiliários Urbanos para Informação (Mupi). Antes, os projetos passam por análise na Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). É permitida a instalação até 40 metros do local do abrigo e devem ser respeitadas a NBR 9050 de acessibilidade, do Contran, em questões relativas à obstrução de sinalização viária, e demais decretos municipais relativos às distância das esquinas, entre outros quesitos com o foco na mobilidade ativa.

Publicidade

“Nosso objetivo é levar soluções que ajudem na transformação da cidade, proporcionando uma interação diferenciada e positiva no ambiente urbano e que possam impactar a jornada diária das pessoas nas ruas de forma sustentável, conectada e dinâmica”, informa José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui