Prefeitura de Porto Alegre debate proposta para rede cicloviária com a Câmara Municipal

536
Debate
Foto: Aline Rimolo/ SMMU/PMPA
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), apresentou nesta terça-feira, 12 de julho de 2022, a proposta de revisão e expansão da rede cicloviária durante reunião virtual da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab). O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões que a Smmu irá fazer com entidades ligadas ao comércio, ensino e saúde, cicloativistas e conselhos municipais. A próxima será com representantes do Comércio e Indústria.

“Queremos promover um amplo debate para fazer os ajustes necessários e qualificar a rede cicloviária. As contribuições recebidas irão nos auxiliar tanto na expansão quanto na revisão do plano diretor cicloviário que iremos começar nos próximos meses”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior.

Durante a reunião, o secretário e a diretora de Mobilidade Urbana, Carla Meinecke, apresentaram o mapeamento dos 70 quilômetros de malha cicloviária existente, bem como as ligações previstas para fazer uma conexão entre as redes e o que está em andamento nos financiamentos. Além da rede, foram explicadas as tipologias e as regras previstas pelo Contran para a implantação.

Publicidade

“Fizemos uma análise de cada região em relação ao que temos e onde queremos chegar. Ao agregar a nossa análise técnica com as contribuições de entidades, cicloativistas e dos cidadãos, esperamos criar melhores condições para o desenvolvimento da mobilidade ativa em Porto Alegre”, afirma.

Participaram também da reunião o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e a coordenadora de Mobilidade Sustentável da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Andrea Feltens.

Ciclovias

Atualmente, Porto Alegre tem 70 quilômetros de malha cicloviária, sendo 57,59 quilômetros de ciclovia, 9,35 de ciclofaixa e 3,05 quilômetros de rede compartilhada. O projeto é que essa ampliação ultrapasse os 100 quilômetros até 2024. De janeiro de 2021 até maio deste ano, foram implementados 11,27 quilômetros. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui