Porto Alegre ganha 305 novos abrigos de ônibus em parceria público-privada

258
Foto: Alex Rocha/PMPA
Publicidade

A cidade de Porto Alegre conta com 305 novos abrigos de ônibus instalados através de uma parceria público-privada entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a concessionária Eletromidia.

Dos abrigos, 166 são do tipo A, com quatro assentos, e 139 do tipo B, com três assentos, ambos equipados com piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, tomadas USB, proteção contra vento e chuva, além de informações sobre as linhas de ônibus.

A instalação dos abrigos foi feita sem custos para o município.

Publicidade

Além disso, 70 dos abrigos são sustentáveis, possuindo placas fotovoltaicas para geração de energia, e 50 deles oferecem acesso gratuito ao wi-fi com conexão 5G.

A concessionária Eletromidia é responsável pela manutenção dos equipamentos, já tendo realizado mais de 10.600 ações para conservação dos pontos de ônibus desde o início da instalação.

Como contrapartida para a instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 169 painéis publicitários, conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi), sendo 55 painéis estáticos e 114 painéis digitais.

Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado, respeitando o regramento previsto no edital e a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui