A Trensurb apresentou seu Plano de Recuperação para as áreas e estruturas afetadas pelas enchentes de maio.
As inundações causaram danos significativos nos sistemas elétricos e eletrônicos, via permanente, edificações e equipamentos da empresa, limitando a operação do metrô apenas entre as estações Canoas e Novo Hamburgo.
A meta inicial do plano é retomar a circulação entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até 20 de setembro e, posteriormente, chegar à Estação Mercado no Centro de Porto Alegre até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.
Foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação total da Trensurb, com um investimento estimado de R$ 273 milhões.
Esses projetos abrangem a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos.
A recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia é crucial para a ampliação da operação.
As subestações Farrapos e Fátima, além de cabines de proteção ao longo da linha, sofreram danos permanentes, prejudicando o fornecimento de energia para a tração dos trens.
Outro projeto importante envolve a recuperação da via permanente, incluindo a substituição do lastro de pedra britada e a troca de dormentes danificados.
Esse trabalho será realizado em um trecho de cerca de 22 quilômetros de trilhos, resultando na necessidade de substituição de até 16,7 mil dormentes.
A execução desses projetos determinará as datas para a ampliação dos trechos em operação, com a previsão de que três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia sejam recuperadas até 20 de setembro, permitindo a circulação de trens até a Estação Farrapos.
Além disso, a partir de sábado, 13 de julho, as viagens entre o eixo norte da Região Metropolitana e Porto Alegre ficarão mais baratas.
A tarifa integrada aprovada pela direção da Trensurb permitirá que os passageiros utilizem os ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao Centro da capital sem custo adicional, com a empresa metroviária assumindo o custeio desse trajeto.
A cobrança da tarifa normal de R$ 4,50 será retomada nas 14 estações em operação.