Pelotas: Transporte rural ganha aumento de horários

Prefeitura acompanha dados fornecidos por usuários e empresas do transporte urbano e ajusta tabelas conforme a necessidade; Linhas rurais também têm acréscimo de horários

652
Zinha Pelotas
Foto: Luís Alfredo Knuth
Publicidade

Pelotas irá ampliar os horários do transporte coletivo da Zona Rural, do trajeto Monte Bonito e Rincão do Andrade. Em reunião realizada nesta semana, entre a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e a empresa Santa Cruz, que presta o serviço aos usuários da colônia, a Prefeitura de Pelotas determinou que a demanda de passageiros, principalmente em razão do retorno das aulas presenciais, fosse suprida com os serviços a partir de segunda-feira (7/3).

O secretário Flávio Al-Alam ressalta que “o Poder Público está atento às novas demandas e é importante que a reestruturação das tabelas de horários seja baseada em números concretos e consolidados, pois, além dos pedidos das comunidades para volta integral da operação pré-pandemia, há, também, uma pressão imensa na planilha de custos do sistema que precisa, necessariamente, ser resguardada, a fim de equilibrar todo o conjunto da operação, evitando que o passageiro pagante seja ainda mais onerado pelo deslocamento”.

Conforme levantamento de dados e cruzamento de informações fornecidas por usuários e fiscais, a Prefeitura resolveu, neste momento, também implantar novos horários nas linhas Bachini e Rincão do Andrade, conforme especificado abaixo.

Publicidade

Linha Bachini

Colônia – Centro

  • Bachini – Pelotas: 6h30
  • Bachini – Pelotas: 21h50

Centro – Colônia

  • Pelotas – Bachini: 18h15
  • Pelotas – Bachini: 23h

Linha Rincão do Andrade

Colônia – Centro

  • Rincão do Andrade – Pelotas: 6h30
  • Rincão do Andrade – Pelotas: 11h30

Centro – Colônia

  • Pelotas – Rincão do Andrade: 10h45
  • Pelotas – Rincão do Andrade: 18h15

A STT informou que os horários acrescidos na linha Rincão do Andrade serão observados e analisados durante os primeiros 30 dias, para posterior ajuste para mais ou para menos, dependendo da demanda. Horários noturnos também estão em fase experimental e serão avaliados mensalmente para evitar deslocamentos improdutivos.

Para o secretário Flávio Al-Alam, “com os ajustes já feitos em outras linhas, na semana do dia 21 de fevereiro, estaremos contemplando a grande maioria dos usuários”.

Linhas urbanas

No decorrer desta semana, a STT continuou a realizar cruzamentos de dados das linhas urbanas e, com os números já coletados, além de colocar maior frequência em algumas linhas, também dá continuidade à separação de linhas em faixas de horários que antes não tinham demanda, como a Pestano – Getúlio Vargas.

A Secretaria ainda acertou alguns detalhes com escolas, para enquadramento da entrada e saída dos alunos com o transporte coletivo. Novos ajustes continuarão, conforme os dados forem sendo consolidados. Os horários podem ser consultados no site do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui