Pelotas: Corredor de ônibus da Avenida Duque de Caxias entra em funcionamento na segunda-feira, dia 2

Durante duas semanas, agentes de Trânsito vão orientar condutores a estacionar nos bolsões do canteiro central da avenida

1071
Foto: Michel Corvello
Publicidade

A partir de segunda-feira (2/5), o corredor de ônibus das duas pistas da Avenida Duque de Caxias vai funcionar com exclusividade para o deslocamento de transporte coletivo, não sendo mais permitido estacionar junto aos meios-fios das calçadas. O trajeto será entre as avenidas Presidente João Goulart e Pinheiro Machado. Da Pinheiro até a Avenida Cidade de Lisboa, o trânsito será compartilhado, sem permissão para estacionamento. Nas duas primeiras semanas de vigência da medida, agentes de trânsito vão orientar os condutores.

Foto: Michel Corvello

“O corredor está todo sinalizado com placas aéreas de exclusividade para ônibus autorizados, pintura horizontal e placas verticais. Embora a estrutura já estivesse concluída desde o término da requalificação viária, o Município empenhou-se para que o corredor exclusivo começasse a valer somente depois de garantidas vagas nos bolsões de estacionamento do canteiro central e locais próprios para carga e descarga, a fim de não impactar a rotina de moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários da avenida Duque de Caxias”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Novas regras

A proibição de circulação de veículos pelo corredor, que não sejam ônibus autorizados, a partir de segunda-feira, vale desde a Rua Professor Araújo. A extensão, correspondente à Praça 20 de Setembro, também está inserida na regra.

Publicidade

Será permitido o acesso ao corredor estritamente para situações de embarque ou desembarque, que se configuram quando o condutor para o veículo e a pessoa entra ou sai do carro, sem que o carro ou a moto, por exemplo, sejam desligados. Não estará liberada a permanência do veículo no local, mesmo com o motorista ao volante.

Al-Alam salienta que os bolsões de estacionamento, com 1.005 vagas ao longo do canteiro central da Duque de Caxias, gratuitas, só devem ser utilizados por veículos leves, conforme sinalização já instalada nos locais. Para carga e descarga, tanto para carros particulares como caminhões, os espaços são paralelos e diferenciados e o veículo só poderá permanecer enquanto estiver realizando a atividade, retirando-se, a seguir, para liberação do ponto.

Panfletagem e orientação

A Secretaria de Transporte e Trânsito elaborou panfletos explicativos sobre as novas regras na Avenida Duque de Caxias. O material será fixado em veículos que estejam mal estacionados, para que os condutores corrijam suas posições.

O secretário informa que, a partir da segunda quinzena de maio, as infrações pelo estacionamento ou circulação no corredor exclusivo de ônibus estarão sujeitas a multas e guincho, assim como se dá em outros corredores da cidade. Informações sobre situações irregulares podem ser comunicadas pelos telefones (53) 99118-8402 ou 3227-5402. Não há exceção para parar veículo particular na faixa exclusiva de transporte coletivo, salvo com prévia autorização, em caso excepcional, expedida pela STT.

Al-Alam explica que a exclusividade de uso do corredor, pelo transporte coletivo, trará mais conforto aos usuários e agilidade dos ônibus no trajeto. “Além disso, a criação do corredor colaborou para organização, embelezamento e aproveitamento do canteiro central da avenida.”

Foto: Michel Corvello
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui