O que abre e fecha no Carnaval em Porto Alegre

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Ônibus Porto Alegre
Foto: Luciano Lanes/Prefeitura de Porto Alegre
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A Prefeitura de Porto Alegre informou que manterá o atendimento à população durante o ponto facultativo de Carnaval – 20, 21 e 22 até o meio-dia – com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços e atividades consideradas essenciais. Confira abaixo.

O que abre e fecha em Porto Alegre

Água, esgoto e drenagem

Contato via 156, opção 2: atendimento diário 24 horas para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais.

Atendimento do Dmae ocorre também pelo aplicativo 156+POA. Para esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços, o atendimento ocorre a partir da quarta-feira, 22, às 12h, nos postos da rua José Montaury e na avenida Cristiano Fischer. Na quarta-feira, o posto localizado no Tudo Fácil do Shopping Bourbon Wallig começa a funcionar às 13h. Os postos comerciais do Dmae ficam fechados nos dias 20 e 21 de fevereiro. No sábado, 18, o posto no Tudo Fácil do Shopping Bourbon Wallig também estará fechado.

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Assistência social

Serviço de atendimento ao cidadão para identificação de pessoas em situação de rua: atendimento 24 horas pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Atendimento às pessoas em situação de rua:

  • Centro Pop Santana – avenida João Pessoa, 2384;
  • Centro Pop 2 Floresta – rua Gaspar Martins, 114;
  • Centro Pop 3 – avenida França, 496 – Navegantes.

Horário de atendimentos dos Centros POP:

8h às 12h e 13h às 17h.

  • Albergue Acolher 1 – Casa de Passagem (24 horas) – rua Dr. João Simplício, 38;
  • Albergue Acolher 2 – (12 horas) – rua 7 de Abril, 315;
  • Albergue Dias da Cruz – avenida Azenha, 366.

Atendimento 156+POA

O cidadão pode solicitar informações ou abertura de protocolos durante 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156 tele tem o custo de uma ligação local. Já os demais serviços necessitam apenas de conexão com a internet. São quatro acessos on-line disponíveis: site 156 web, aplicativo 156+POA, WhatsApp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail [email protected].

Ceic

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Conselho Tutelar

Atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado, 657 – Centro Histórico. Emergências pelo telefone 3289 2020.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Guarda Municipal

As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da GM atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Iluminação pública

O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o período: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Manejo arbóreo

A equipe de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 +POA.

Meio ambiente

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156 +POA.

Restaurante Popular

Atendimento ao público das 11h às 13h na segunda e na quarta-feira, 20 e 22. Fechado na terça-feira, 21, nas cinco unidades.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no Carnaval, retomando o atendimento quarta-feira, 22, conforme o horário de abertura de cada serviço.

A vacinação contra Covid-19 também será retomada na quarta-feira, 22. As unidades de saúde Modelo, Camaquã, Belém Novo, IAPI e Bananeiras funcionam a partir das 12h de quarta-feira. A abertura das demais ocorre às 8h.

Durante todo o período de Carnaval, a Prefeitura mantém a opção de atendimento via PocTelemedicina no site.

Prontos atendimentos 24 horas e hospitais:

  • PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza);
  • PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 – Bom Jesus);
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 – Lomba do Pinheiro);
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº);
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil);
  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim);
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661);

Trabalho

A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, estará fechada até quarta-feira, 22, pela manhã. O atendimento ao público será retomado às 12h.

Trânsito e transporte

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela normal de sábado no dia 18; de domingos e feriados, no dia 19; com tabela especial na segunda-feira, 20; e tabela de domingos e feriados no dia 21, terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas, os ônibus circularão com horários de dias úteis.

Os passageiros podem consultar informações sobre o transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do aplicativo Cittamobi ou Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da EPTC. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24 horas.

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