Novo transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar neste sábado

184
Foto: Lu Freitas/Prefeitura de Novo Hamburgo
Publicidade

O ônibus amarelos do novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começam a sair pelas ruas da cidade a partir das 5h20 da madrugada deste sábado, dia 27. É quando parte o primeiro coletivo da chamada Área Norte, a linha Boa Saúde Jardim Liberato (iniciando pelo Parque Liberato). Dez minutos depois, às 5h30, parte o primeiro ônibus da Área Sul, a linha Rondônia – Visital – Esmeralda. Ambos vão em direção ao Centro. O primeiro a partir da Plataforma 1 do Centro (o Paradão) será a linha Rondônia – Visital – Esmeralda, às 5h55. Na sequência, começam a circular também as demais linhas.

O transporte público de Novo Hamburgo, na verdade, terá duas grandes mudanças a partir deste sábado. Além do início da nova empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo do município, a Viação Santa Clara (Visac), este dia também marca o começo do MixMob Sistema Integrado de Mobilidade, que inclui Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) e a entrada em operação do novo cartão MixMob. Além de cartão, os usuários poderão pagar a passagem em dinheiro.

Para evitar transtornos aos usuários, o novo sistema vai começar com poucas alterações nas linhas. Os usuários podem consultar as linhas e horários neste link.

Publicidade

Algumas linhas receberam pequenas mudanças no itinerário e mais horários. Também foram acrescentadas duas linhas na grade atual, a Quilombo, em Lomba Grande, que volta a ser atendida, e uma linha transversal denominada T06-A Marisol – Rodoviária, que havia sido solicitada em audiência pública.

Também entra em funcionamento a partir deste sábado o Centro de Operações e Atendimento ao Transporte Público – COATP, junto à Diretoria de Transporte, localizada no Receptivo Turístico da Praça do Imigrante. Neste sábado, das 6h às 16h, e domingo, das 07h às 14h, o Centro estará disponível para esclarecer dúvidas por meio de Whatsapp (9828-2070 e 9818-8263) e ligações (99468-9756 e 99469-1426). O COATP também atenderá durante a semana.

A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) responde pelo novo aplicativo MixMob e também venda de passagens, além da tecnologia utilizada nos ônibus, como o leitor facial. As novas tarifas estão sendo comercializadas pela Comur. O valor ficou em R$ 5,20, um ajuste de apenas 4% em relação ao valor atual de 5 reais. O ajuste segue o que está previsto no edital de licitação, que determina a atualização do valor vencedor da concorrência pelo INPC mais os índices de dissídio da categoria até março deste ano.

A Comur terá dois pontos de venda de passagens: Largo Povo de Canelones (de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados das 9h às 13h) e o Ponto de atendimento SBE junto à Rodoviária Normélio Stabel (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h). O telefone e Whatsapp é o 3035-2866.

Apresentação

Os novos ônibus que irão atuar no transporte coletivo de Novo Hamburgo a partir de sábado, dia 27, foram apresentados no final da manhã desta quarta-feira, 24, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Após a solenidade, os presentes puderam conhecer parte da frota estacionada no Centro Administrativo.

Em seu discurso, a prefeita lembrou dos esforços para concluir a licitação do transporte coletivo municipal, que era esperada há quase 30 anos e que teve diversas tentativas de administrações anteriores. Também destacou a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acompanhou o processo do começo ao fim, e elencou algumas novidades do novo sistema, que trará mais comodidade aos usuários.

A nova frota terá 76 veículos, entre vans, micro-ônibus, ônibus e ônibus articulado. Fátima reforçou que os ônibus vêm com vários benefícios para os usuários, como ar-condicionado nas principais rotas, leitor facial, acessibilidade total, películas de proteção solar, câmeras de segurança, sistema de avaliação e botão de pânico, entre outras.

Além disso, o MixMob também contará com um aplicativo, que mostrará a localização do ônibus em tempo real (todos os ônibus terão GPS), o que possibilitará ao usuário ir até seu ponto de embarque momentos antes de ele chegar, evitando esperas desnecessárias.

“O novo sistema nos permite o controle da bilhetagem, o que nos possibilitará muitas informações para aprimorar o sistema. São tantas informações, que nós vamos poder, através destas evidências, construir políticas públicas de mobilidade, que sejam realmente eficientes”, destacou a prefeita na solenidade de quarta-feira.

Fátima também lembrou que em razão destas mudanças na mobilidade hamburguense, vem sendo convidada a palestrar para outros dirigentes públicos e que assumiu a convite a vice-presidência de Mobilidade da Frente Nacional dos Prefeitos.

Além de autoridades locais, a solenidade de quarta-feira contou ainda com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Jovir Costella, que parabenizou o município e a prefeita, e também de Carlos Alberto Machado, que representou o presidente do TCE, Marco Peixoto.

Ainda durante a solenidade, a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, se emocionou ao lembrar do intenso trabalho que está culminando no novo sistema de transporte público de Novo Hamburgo.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui