Nova sinalização é implantada na Rua João Alfredo na Cidade Baixa

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, a sinalização instalada na Rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, que contempla o conceito de Ruas Completas.

O objetivo do projeto é trazer mais harmonia entre os frequentadores, promover a ocupação do espaço público durante o dia e ampliar a segurança no trânsito, conforme explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

“A sociedade tem dois grandes desafios que são a ocupação dos espaços públicos e a mobilidade urbana. Este projeto contempla ambos. Queremos tornar este espaço mais humano e amigável para o convívio de veículos como carros, caminhões, ônibus e motocicletas com patinetes, bicicletas e pedestres”, destaca.

Outros projetos semelhantes serão implantados na cidade, levanto em conta a peculiaridade de cada local. A próxima iniciativa será no Quarto Distrito.

Essa primeira etapa contempla pinturas de faixas verdes no chão, que delimita e aumenta o espaço a ser ocupado pelos pedestres, implantação de placas, pinturas no asfalto sinalizando a passagem de bicicletas e outros veículos e balizadores que priorizam o pedestre.

A segunda etapa será a instalação de parte de mobiliário temporário, como bancos de pallets e plantas, em parceria com a Fundação Pão dos Pobres, através da oficina profissionalizante da instituição.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, reforçou a importância da participação da sociedade civil no projeto. “O Pão dos Pobres já manifestou interesse em nos ajudar. Esse engajamento é importante, fortalece a sensação de pertencimento. Na ferramenta ConstruaPOA, do aplicativo #EuFaçoPoa, encontra-se o detalhamento do projeto e as possibilidades de participação popular.”

A empresa Lifepoa confirmou, nesta segunda-feira, a doação de bancos para o mobiliário.

Ruas Completas

Dez vias de dez cidades do país foram escolhidas para servir de modelo à replicação do conceito de Ruas Completas. A Rua João Alfredo é uma delas.

O projeto, envolve a Prefeitura de Porto Alegre, com participação da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Relações Institucionais, além da Organização não Governamental WRI e Frente Nacional de Prefeitos, busca a requalificação da Rua João Alfredo.

Tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação irá beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para todos (moradores, comerciantes e visitantes).

Essa primeira etapa, com a apresentação do conceito para população, é chamada de etapa temporária. Uma sinalização é implantada na rua antes da instalação da etapa definitiva, que vai contar com alargamento das calçadas e elementos para promover o convívio harmônico do espaço.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.