Mais segurança e conforto: Trensurb renova equipamento de manutenção dos trens

Na última sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, a direção da Trensurb visitou a oficina de manutenção dos trens para vistoriar o torno de usinagem das rodas dos veículos. Em novembro, foram concluídos os serviços de recuperação e modernização do equipamento, que está agora em fase de operação assistida – com suporte da empresa contratada responsável. O torno subterrâneo é fundamental para a manutenção dos trens – e veículos ferroviários de manutenção -, possibilitando o reperfilamento das rodas sem a necessidade de remoção das mesmas.

Esse trabalho de reperfilamento é realizado regularmente a partir da avaliação das condições das rodas por parte dos técnicos da Trensurb. Visando garantir a segurança operacional – além de viagens mais suaves -, conforme o desgaste normal das rodas pelo contato com os trilhos, elas têm que passar pelo processo de usinagem para que se mantenham dentro dos padrões necessários para rodagem.

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  • Os serviços executados no torno subterrâneo incluíram recuperação de sistemas hidráulicos, mecânicos, elétricos e eletrônicos, além da implantação de um sistema de controle numérico computadorizado e da informatização com acesso remoto e medição via software. Com a recuperação e modernização, o processo de usinagem das rodas ferroviárias passa a ser automatizado e informatizado, trazendo maior agilidade, precisão e confiabilidade aos trabalhos de reperfilamento.

    Desse modo, além de garantir mais segurança e conforto nas viagens, o serviço também contribui na economia de recursos, uma vez que aumenta a vida útil das rodas dos veículos e gera ganho na produtividade dos trabalhos de manutenção.

    Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto destaca a importância dos ganhos relativos à segurança e ao conforto dos usuários do metrô: “Com as rodas adequadas, o trem desgasta e balança menos, principalmente agora que introduzimos um sistema computadorizado que padroniza todas as rodas. É na precisão da roda que começa a segurança do passageiro”.

    Para o diretor de Administração e Finanças da empresa, Geraldo Luís Felippe, “o mais importante, junto à economia feita, é a melhoria do desempenho operacional dos trens, pois estamos sempre buscando manter nossas unidades em estado próximo à perfeição”. O investimento total na recuperação do torno de usinagem foi de R$ 1,45 milhão. A empresa contratada responsável é a Tecnodrill Indústria de Máquinas.

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