Liberação da nova ponte do Guaíba deve ser antecipada

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Ponte do Guaíba
Foto: Divulgação/DNIT
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que vai antecipar em quase dois meses a abertura ao trânsito da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. Com 12,3 quilômetros de extensão, a construção da estrutura está na reta final e segue em ritmo acelerado. A previsão é liberar a travessia até o início de novembro.

Para concluir a linha geral da nova ponte do Guaíba neste prazo, estão sendo contratados cerca de 250 novos operários. Desta forma, os veículos poderão trafegar entre o norte e sul do Estado do Rio Grande do Sul pela ligação entre a BR-290 (Freeway) e a rodovia contínua BR-116 – BR-290.

Atualmente, as atividades estão concentradas no quilômetro 99 da rodovia BR-116 – BR-290. Neste ponto, estão sendo cravadas as estacas pré-moldadas do bloco da travessia na margem do acostamento externo da rodovia. No local, está em execução também o canteiro central. Na sequência, será realizada a instalação do pilar e o lançamento das travessas.

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Com menos de 10% para ser finalizada, a nova ponte do Guaíba já está com as principais estruturas praticamente concluídas. Sobre o rio Guaíba, os vãos navegáveis e trecho em elevada estão 99% e 98% executados, respectivamente.

Foto: Divulgação/DNIT

A interseção do acesso à Avenida Dona Teodora, às margens do rio Guaíba, na Freeway, e o alargamento da ponte sobre o Saco da Alemoa estão 93% executados, aguardando a instalação da iluminação e sinalização, que são as últimas etapas da construção.

A terraplenagem necessária para a conclusão da travessia também está avançando e chegou a 79%. A drenagem (43%) e a pavimentação (37%) estão em andamento de acordo com o cronograma e avanço dos demais serviços.

Terraplanagem: 79%
Drenagem e OAC: 43%
Pavimentação: 37%
OAE – Interseção no acesso à Avenida Dona Teodora (Freeway): 93%
OAE – Ponte sobre o rio Guaíba – Vãos navegáveis: 99%
OAE – Ponte sobre o rio Guaíba – Trecho via Elevada: 98%
OAE – Alargamento da ponte sobre o Saco da Alemoa: 93%

Solução de logística e preservação da fauna e flora lado a lado

A construção de uma nova ponte sobre o rio Guaíba atende a um anseio antigo dos gaúchos. Esta segunda travessia vai ampliar a interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do Estado, proporcionando uma conexão sobre o Delta do rio Jacuí sem as interrupções que ocorrem diariamente na ponte existente.

A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de que 50 mil veículos se desloquem por ela todos os dias, dando fim aos engarrafamentos na entrada da capital gaúcha.

Com a sua abertura ao tráfego até o início de novembro, a nova ponte do Guaíba também trará solução para outro problema na logística do Estado: os congestionamentos provocados pelo içamento ou falhas mecânicas do vão móvel da ponte existente sobre o rio Guaíba. Esta ponte foi construída nos anos de 1950 e é a opção mais curta para veículos que se deslocam do sul do Estado para a capital gaúcha.

Lado a lado com a solução para os problemas de logística, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também destinou atenção especial ao fato de que a nova ponte do Guaíba atravessa uma Unidade de Conservação Ambiental: o Parque Estadual Delta do Jacuí.

Ponte Guaíba
Foto: Divulgação/DNIT

Os programas ambientais previstos no processo de licenciamento ambiental nortearam as ações de mitigação, controle e monitoramento para que fosse possível assegurar a manutenção da qualidade ambiental das áreas impactadas.

Para isso, a nova travessia está sendo construída sobre a água a partir de peças pré-moldadas, que são fabricadas em canteiros industriais e depois montadas no local definitivo. Com uma estrutura em elevada, a nova travessia permitirá que a fauna e a flora nativas mantenham o seu fluxo gênico entre as porções cortadas pela ponte. Desta forma, o empreendimento garante também a preservação das espécies nativas.

Após a liberação da linha geral ao tráfego, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes irá concentrar esforços na construção da alça de acesso que fará a ligação entre as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá. Esta interseção possibilitará que os motoristas acessem ou saiam de Porto Alegre pela BR-290 evitando a hoje saturada Avenida Castelo Branco.

Para que esta conexão seja executada, serão realocadas 603 famílias que atualmente residem nas comunidades Areia e Tio Zeca. Este trabalho social de reassentamento depende da realização de audiências públicas e conciliatórias, que terão continuidade após o fim das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Ponte Guaíba
Foto: Divulgação/DNIT
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